GNet
Educação

Cedup de Guaramirim é inaugurado

Será o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante também para a população

09 Nov 2020 - 17h58Por Da Redação

A governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, inauguraram nesta segunda-feira, 9, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim. A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para os alunos de ensino médio e também para a população da região. 

GNet

“A comunidade esperou muito por essa obra extremamente importante e especial para a região. Para os jovens vai agregar muito em valor em vivência e conhecimento.  Toda vez que conseguimos investir em educação, toda vez que temos a oportunidade de incentivar, capacitar, fomentar e levar um ensino de qualidade é muito gratificante. Isso não é um gasto e sim investimento de um futuro cada vez melhor,” disse a governadora, enfatizando que a formação dos jovens no ensino técnico e profissional também irá contribuir para desenvolver ainda mais a economia pujante da região. 

A infraestrutura do Cedup tem 12 salas de aula, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, refeitório e biblioteca. Também conta com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para área técnica, que poderá atender até 1.500 alunos de ensino médio, cursos técnicos e cursos profissionalizantes, os quais poderão ser abertos para população.

"O jovem que entrar nesse Cedup terá três anos de formação técnica com uma base para que estejam prontos para o mundo do trabalho. Com essa preparação, os estudantes terão mais oportunidades e poderão elaborar os seus projetos de vida. Era uma obra muito esperada pela comunidade e que poderá atender os alunos a partir do próximo ano letivo", destaca o secretário de Estado da Educação.

Governadora garante continuidade das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR 280

Ensino profissionalizante como diferencial para a comunidade

A unidade oferecerá o curso técnico de nível médio em Administração, escolha feita a partir de pesquisa de interesse junto à comunidade. O centro de educação deve contribuir com a formação dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho da região, que tem forte atividade econômica industrial e comercial. 

Para os laboratórios de tecnologia, o Cedup recebeu 60 computadores, três projetores e lousa digital, com investimento que somou R$ 224 mil em equipamentos. A unidade também recebeu mobiliários como sofás de dois e três lugares, banquetas para os laboratórios e cadeiras.

A estudante da Escola Alvino Tribess, de Jaraguá do Sul, Letícia Poltronieri, esteve no Cedup nesta tarde, pois estava ansiosa para conhecer a estrutura. “Fiquei impressionada com as salas de aula e com os laboratórios. Tudo de muita qualidade. Com certeza, este local será de muitas oportunidades e vai abrir muitas portas para os jovens da região no mercado de trabalho. Eu serei uma das estudantes, e vou me dedicar para obter todos os conhecimentos possíveis.” 

Investimento

O investimento na obra teve recursos próprios da Secretaria de Estado da Educação (SED), do programa Pacto pela Educação e do Convênio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As estruturas do Cedup e do ginásio somam 5.529 metros quadrados de área construída próximo ao km 53 da BR-280, no Bairro Avaí, em Guaramirim.

Também acompanharam a inauguração o deputado federal, Coronel Armando, deputados estaduais Sargento Lima e Vicente Caropreso, os secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira,  o secretário adjunto da Educação, Vitor Fungaro Balthazar e o coordenador regional de Educação de Jaraguá do Sul, Fernando Alflen. 

Quem foi Perfeito Manoel de Aguiar?

O nome do Cedup é uma homenagem a Perfeito Manoel de Aguiar, que nasceu em Itajaí em 1892 e com 20 anos mudou-se para o Distrito de Bananal, hoje município de Guaramirim. Sempre exerceu a função de lavrador e esteve envolvido com as ações da igreja, fazendo parte da construção da Igreja Matriz e da Capela Santos Anjos no Bairro Avaí.

Casou-se com Deartina Bernadina da Rocha, com quem teve 13 filhos. Quando estava mais velho, incentivou os filhos a doarem uma área de terra para a construção de uma escola, pois a unidade mais próxima ficava a quatro quilômetros de distância do bairro. No local foi criada, então, a EEB Alfredo Zimmermann.

Dois filhos seguiram, posteriormente, na vida pública. Um deles adquiriu, durante o mandato, uma área de terra às margens da BR-280 e construiu o Parque Municipal de Eventos Perfeito Manoel de Aguiar. Anos depois, neste terreno foi construído o Cedup de Guaramirim.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados
Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá
Educação

Câmara aprova MP que regulamenta ensino domiciliar

Destaques serão votados na próxima sessão, nesta quinta-feira
Câmara aprova MP que regulamenta ensino domiciliar
Geral

Angeloni retoma aulas presenciais de gastronomia com cursos em Jaraguá

Programação começa no dia 17 de maio
Angeloni retoma aulas presenciais de gastronomia com cursos em Jaraguá
Geral

Curso de medicina de Jaraguá ganha prêmio de excelência

Faculdade foi considerada a melhor entre os 14 cursos de medicina da Estácio de Sá no País
Curso de medicina de Jaraguá ganha prêmio de excelência
Ver mais de Educação