Educação

Aulas suspensas até 7 de setembro em todo Estado

Municípios seguem Decreto Estadual emitido na sexta-feira (17)

20 Jul 2020 - 12h15Por Da Redação

Decreto Estadual 724, emitido na última sexta-feira (17), estabeleceu, entre outras medidas de combate à pandemia de Coronavírus, a prorrogação da suspensão das aulas presenciais até 7 de setembro em toda Santa Catarina.

O decreto anterior, de número 630, estabelecia a suspensão das aulas até 2 de agosto.  A medida é válida para unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, que deverá ser, se necessário, objeto de reposição oportunamente.

A secretária municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Ivana Atanásio Dias, reforça que as aulas presenciais em Jaraguá do Sul continuam suspensas e seguem por meio remoto. “A definição do retorno presencial dos nossos alunos será oriunda de autoridade sanitária, pois é uma questão de saúde pública. Não trata-se de uma decisão pedagógica ou meramente executiva”, explica.

Mais de 950 salas virtuais do Google Classroom atendem os quase 21 mil alunos da rede. Os professores continuam com as publicações diárias, aplicação de novos conteúdos, tarefas, trabalhos e provas. Robôs digitais multitarefas vasculham as salas em tempo real e fornecem relatórios dos problemas encontrados, o que facilita  na atuação corretiva da Secretaria.

A Secretaria forneceu chip com internet para cerca de 500 famílias que apresentavam dificuldades de acesso à tecnologia. Também ofertou aparelhos telefônicos de celular e tablets a alunos carentes. Técnicos de informática se deslocaram a algumas residências para resolver os problemas de acesso. “É importante dizer que a Semed audita os aparelhos e os chips, a fim de garantir que sejam usados apenas e tão somente para atividades educacionais”, ressalta a secretária.

O Decreto Estadual 724 classifica de risco gravíssimo as seguintes regiões*: Carbonífera, Laguna, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio do Itajaí; Nordeste e Xanxerê, que compreende 111 dos 295 municípios catarinenses, entre eles, Jaraguá do Sul. O último boletim oficial, de domingo (19), aponta para 765 casos confirmados e seis óbitos na cidade, com uma elevação considerável nas duas últimas semanas. A alta no nível de contaminação fez com que a Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Comitê Extraordinário Covid-19 definissem, na sexta-feira (17), novas alterações nas medidas de enfrentamento ao coronavírus no Município. 

Ficam proibidas a partir de hoje em Jaraguá do Sul:
- A circulação do transporte público coletivo,
- A realização de missas e cultos,
- Práticas esportivas de contato ou que envolvam contato, práticas esportivas patrocinadas pela administração municipal, excetuando-se os esportes profissionais que seguirão regramento específico do Governo Estadual,
- Fica limitado ao máximo quatro pessoas por mesa nos estabelecimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, confeitarias e congêneres).

Continuam proibidos:
- Cinemas, museus e teatros;
- Eventos em formato drive thru e drive-in de qualquer espécie e formato;
- Abertura de casas de eventos, casas noturnas e parques temáticos;
- Shows, espetáculos, festas e eventos que acarretem reunião de público;
- Atividades esportivas de recreação;
- Apresentações musicais, culturais, esportivas e similares em estabelecimentos comerciais, em serviço de alimentação e bar, em clubes sociais e esportivos, e similares.

A fiscalização das medidas será feita pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar. A equipe de fiscais foi reforçada desde a semana passada e o 190, da PM, foi definido como canal oficial para receber denúncias da população.

Municípios classificados de risco gravíssimo pelo Decreto estadual 724:

Da região Nordeste, constam os municípios de Jaraguá do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá,  Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

A regional carbonífera conta com Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso, Urussanga e Balneário Rincão.

A regional de Laguna tem os municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero,São Martinho, Treze de Maio, Tubarão.

Na regional da Grande Florianópolis estão Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento,Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Na regional do Médio Vale, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A regional da Foz do Rio Itajaí, tem Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo.

Na regional de Xanxerê constam Abelardo Luz, Bom Jesus, Campo Erê, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. 
 

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação