transito
Educação

Aulas na rede municipal iniciam em 8 de fevereiro em Jaraguá do Sul

Conforme a Secretaria, haverá aula presencial em todas as escolas municipais e CMEIs, contanto que os percentuais e distanciamentos mínimos sejam cumpridos

13 Jan 2021 - 11h57Por Janici Demetrio
Aulas na rede municipal iniciam em 8 de fevereiro em Jaraguá do Sul  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Educação prepara desde o ano passado o calendário escolar 2021. A data de início das aulas será 8 de fevereiro, prevendo as ações sanitárias exigidas devido à pandemia do coronavírus. Conforme o Decreto Estadual nº 1.003/2020 - que regulamenta a volta das aulas presenciais -, haverá aula presencial em todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil de Jaraguá do Sul, contanto que os percentuais e distanciamentos mínimos sejam cumpridos.

A secretária de Educação, Ivana Dias, adianta que todos os estabelecimentos de ensino instalados no município, particulares e públicos, têm planos educacionais de contingência homologados por uma comissão, a qual preside, formada por membros da educação municipal, estadual, particular, Defesa Civil, Saúde. Esses planos preveem a realização das aulas de acordo com as situações de saúde a que a pandemia pode levar, tudo em conformidade com as orientações sanitárias vigentes.

“Se a volta às aulas fosse hoje, com a situação de 'gravíssimo' em que o município se encontra, as aulas presenciais seriam realizadas com 50% de alunos nas salas de aula – desde que a sala comporte distanciamento de 1,5 metro entre os alunos. Os outros 50% teriam aulas on line. E assim se revezariam semanalmente. Mas as aulas começam somente em 8 de fevereiro e, até lá, a situação sanitária pode mudar”, explica Ivana.

A secretária detalha que serão feitas reuniões entre a secretária, a equipe pedagógica e as diretoras e diretores de escolas, para saber das especificidades de cada unidade de ensino. Tendo esse levantamento em mãos, os pais serão os primeiros a saber dos detalhes da volta às aulas por meio da Secretaria de Educação.

Centros Municipais de Educação Infantil

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) o atendimento às crianças também inicia no dia 8 de fevereiro. Porém, inscrever o filho não significa garantir a vaga na creche. A inscrição mostra a intenção de vaga dos pais ou responsáveis. A legislação nacional aponta que crianças de até três anos não têm obrigatoriedade de matrícula. A partir de quatro anos, a matrícula é obrigatória. As regras sanitárias com percentuais de crianças e distanciamento também serão cumpridas na educação infantil. As datas de inscrição são as citadas abaixo. Atenção para a divisão de datas por turma, para evitar aglomeração.

Nascidos entre - Turma - Data de inscrição
1º de abril/2017 e 31 de março/2018 - Maternal II - 26 e 27/1  (terça e quarta)
1º de abril/2018 e 31 de dezembro/2018 - Maternal I - 28 e 29/1 (quinta e sexta) 
1º de janeiro/2019 e 31 de dezembro/2019 - Berçário II - 1º e 2/2 (segunda e terça) 
1º de janeiro/2020 e 4 de fevereiro/2021 - Berçário I - 3 e 4/2 (quarta e quinta) 

Em todos os CMEIs, nos dias específicos, o atendimento vai ocorrer das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A inscrição não será efetivada se o responsável não tiver em mãos todos os documentos requisitados.

Documentos necessários (originais):

-Certidão de nascimento da criança;
-Folha ou comprovante de pagamento mais recente dos pais, tutores ou responsáveis legais;
-Declaração atualizada do horário de trabalho dos pais, tutores ou responsáveis legais (com identificação da empresa e telefones de contato);
-Comprovante atualizado de residência da criança em nome do pai, mãe, tutor ou responsável legal;
-CPF dos pais ou responsáveis legais;
-Números de telefone atualizados para contato.


Escolas e creches abertas a partir do dia 25 de janeiro

Tanto os diretores de escola quanto os das creches municipais estarão disponíveis para tirar dúvidas de pais e responsáveis a partir do dia 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. É recomendável ligar para a escola ou creche antes de se deslocar até a unidade.

A formação de professores, que acontece todos os anos, acontecerá neste ano a partir de 3 de fevereiro. A maior parte da capacitação, porém, deverá ser on line, para não haver risco de aglomeração. 
 

Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Educação