dengue
Educação

Aulas em Corupá iniciam no dia 18 de fevereiro

   Os alunos terão um cronograma semanal e se revezarão entre aulas presenciais e online

18 Jan 2021 - 17h52Por Janici Demetrio

As aulas na Rede Municipal de Corupá iniciam no dia 18 de fevereiro, seguindo o calendário escolar da rede estadual.  Para o planejamento do retorno das aulas, o prefeito Luiz Carlos Tamanini já definiu a equipe de trabalho, que vai gerenciar a Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente a professora Deise da Silva Rivellis, foi nomeada secretária, mas por estar em final de carreira e próxima da aposentadoria da rede estadual de educação, optou por ficar na rede estadual para evitar perdas financeiras no cálculo de sua aposentadoria.

Sendo assim, foi nomeada a professora Clarice Judacefski, com mais de 36 anos de experiência, na rede municipal e estadual. É efetiva na rede municipal de educação de Corupá desde julho de 1985. Clarice é Pedagoga com especialização em Práticas Multidisciplinares e Gestão Educacional pela Aupex (Associação Catarinense de Ensino) - Faculdade de Educação de Joinville.
 
Para auxiliar, nos trabalhos da Secretária de educação, foram definidos os nomes da equipe de trabalho na secretaria e nas direções de escolas:
 
Prédio da Secretaria de Educação
-Margaret Frankowiak Burger: Coordenação Pedagógica dos Centros de Educação Infantil
 -Cristiane Denise Dallmann Krazewski: Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II
-Darci Rutsatz: Assistente Pedagógica dos Planos Educacionais, Projetos, PDDE e demais programas, Arquivos Históricos e outros
- Rosane Jankowski Ganske: Coordenadora do Sistema Presença, Educar Web, Programas do Governo Federal, Educacenso e outros
- Simone Gaudete: Coordenadora da Merenda Escolar e Transporte Escolar
 
Diretores de Centros de Educação Infantil
Centro Municipal de Educação Infantil Bomplandt: Rosangela Rangel
Centro Municipal de Educação Infantil Dona Nina: Carin Krüger Gessner
Centro Municipal de Educação Infantil Franz Dorn: Sandra Rathunde
Centro Municipal de Educação Infantil Gertrudes Steffen: Tayná Larissa Egger
 
 
Diretores de Escolas

Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira: Jaqueline Pscheidt
Escola Municipal Francisco Mees: Vivian Kühl
Escola Municipal José Pasqualini: Carolina Wodzinski
Escola Municipal São José: Maria Aparecida Rosa
 
Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá): Adriane Mellintz Correa de Mello
 
Volta às aulas presencial e parcial
Segundo a secretária de Educação, o retorno às aulas presenciais será de forma parcial e está previsto no plano educacional de contingência homologado pelo comitê municipal, formada por membros da educação municipal, estadual, particular, Defesa Civil, Saúde, entre outros. O plano está passando por atualização.

“As aulas serão presenciais, atendendo 50% de alunos nas salas de aula (tempo escola), desde que o distanciamento de 1,5 metro entre eles seja respeitado. Os outros 50% terão aulas remotas não presenciais (tempo casa)”, destaca.

Os alunos terão um cronograma semanal e se revezarão durante a semana entre aulas presenciais e online.  Vale salientar que até as aulas iniciarem, a situação sanitária ainda pode mudar. 

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus continua, mas para que as aulas sejam retomadas de maneira organizada, segura e eficiente, os percentuais de distanciamento mínimo devem ser cumpridos, portanto planos educacionais de contingência estão sendo elaborados em todas as unidades escolares para que a volta às aulas nas escolas ocorra de maneira segura.
 
A equipe da secretaria de Educação detalha que estão sendo feitas reuniões entre a secretaria, a equipe pedagógica e as diretoras de escolas, realizando um levantamento da situação de cada unidade escolar, para então dar continuidade as ações necessárias para a retomada das atividades nas escolas de forma segura.

As escolas e centros de educação infantil estarão abertas a partir de 20 de janeiro, para tirar dúvidas de pais e responsáveis, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

As orientações e dúvidas podem ser sanadas por telefone ou pessoalmente, respeitando as regras de higiene e distanciamento.
 
Telefones das escolas e CEI´s de Corupá:
Centro de Educação Infantil Dona Nina: (47) 3375-2014
Centro de Educação Infantil Gertrudes Steffen: (47) 3375-2718
Centro de Educação Infantil Franz Dorn: (47) 3375-1186
Centro de Educação Infantil Bomplandt: (47) 3375-2824
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira: (47) 3375-1822 / 0448
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees: (47) 3375-0476
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini: (47) 3375-2210
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José: (47) 3375-0077     
Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) – Unidade Descentralizada de Corupá: 3375-3097
 
Matrículas novas
As novas matrículas de alunos nas escolas da rede municipal devem ser feitas nas secretarias das escolas nos dias 03 e 04 de fevereiro. Solicita-se que novas matrículas de alunos sejam realizadas mais próximas de sua residência.Quanto ao cronograma de rodízio das aulas presenciais e remotas nas escolas e creches, as famílias devem aguardar o levantamento do número de alunos e turmas que está sendo feito pelas diretoras. Após esse levantamento em mãos, os pais serão comunicados e chamados às escolas para receberem as orientações dos procedimentos.
 
Centros Municipais de Educação Infantil
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o atendimento às crianças também inicia no dia 18 de fevereiro, inicialmente com as crianças já matriculadas. As regras sanitárias com percentuais de crianças e distanciamento também precisam ser cumpridas na educação infantil. O chamamento de novas crianças será feita pela equipe da secretaria de Educação, após o dia 18 de fevereiro, respeitando a lista de cadastro das crianças.

Para cumprimento das regras, haverá rodízios de crianças por turnos. Um grupo (50% da turma) permanecerá no período matutino e os demais no período vespertino.

 Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias.

Matérias Relacionadas

Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação