Educação

Ampliação da Escola Ricieri Marcatto deve ser concluída em breve

Hoje, a escola atende 320 alunos, da Pré I ao 9º ano.

13 Mar 2020 - 11h00Por Da Redação

Aos poucos as antigas instalações na Escola Ricieri Marcatto começam a ganhar literalmente, uma “nova e jovial aparência”, mas sem esquecer de preservar a memória dos que por ali passaram como alunos e professores em outras gerações.

Aliás, os atuais estudantes e mestres parecem não se incomodar com barulho da betoneira que mistura o cimento. Aos poucos, eles percebem que, não demora muito, irão ganhar um novo espaço para conviver e aprender.

Uma das mais entusiasmadas neste processo todo é a diretora da escola, Ieda Krüger.

“Antes nossa escola era composta apenas por quatro salas, mas com a ampliação temos agora oito”, lembrou. “O nosso refeitório era muito pequeno. A cozinha era minúscula, difícil de trabalhar. Agora temos uma cozinha bem ampla, acredito que seja uma das mais completas da rede. O refeitório também está maravilhoso. A gente tem condições de fechá-lo já que antes era um espaço aberto. As crianças têm um espaço adequado para fazer seu lanche. Temos um outro espaço, que antes era o refeitório, e que hoje vai ser usado os alunos terem um momento de lazer para dar uma arejada antes de entrar na sala de aula novamente”, explica Ieda.

A diretora menciona também melhorias a implantação de banheiros para atender, principalmente, as questões de acessibilidade. “ Antes não tínhamos banheiros para os menores e agora como temos cinco turmas de pré com crianças pequenas, a ampliação destes espaços foi feita da forma mais adequada para que estes pequenos tenham as melhores condições, em todos os sentidos", diz.

Hoje, a escola atende 320 alunos, da Pré I ao 9º ano. No entanto, com as melhorias, duas turmas que eram atendidas na Escola Estadual João Romário Moreira, desde o início deste ano, já voltaram para a Ricieri Marcatto. “Nós ansiávamos por isso. Para termos nossa professora com seus alunos, todos aqui e isto está sendo muito bom”, sorriu Ieda.

A diretora adianta que também está prevista uma sala de projetos que irá funcionar no casarão onde funcionava uma das antigas salas de aula. “Com isso, o ensino de robótica que hoje funciona na sala da biblioteca será transferido para lá”, adianta.

Também a questão do ginásio da escola foi contemplada com as melhorias, segundo Ieda. “Para conclusão da quadra só falta o piso. O restante já foi feito”. A educadora acredita que toda a reforma da escola deve ser concluída até meados de abril. 

Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul foram investidos nas melhorias da Escola Ricieri Marcatto R$ 1,599 milhão. A reforma atinge uma área de 1121 m² e  outros 688 m² em ampliação. A estrutura contará com novas salas de aula, nova cozinha, nova secretaria, fechamento da quadra e um pátio, caixa de água, além de melhoria das salas existentes
 

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação