Educação
Alunos aprendem a fazer papel semente
Ação da Escola Germano Laffin em parceria com a Sala Verde busca conscientizar as crianças sobre preservação do meio ambiente
Através de um convite da Sala Verde - Educar e Agir para Preservar, projeto ligado a Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim, os alunos da Escola Germano Laffin foram incentivados a fazer o papel semente. Trata-se de papel reciclado, feito com sobras de papeis que iriam para o lixo e onde são adicionadas sementes na confecção. Assim, após o uso, ele pode ser picado e plantado, gerando uma nova vida - seja ela uma flor, folhagem ou tempero.
A coordenadora do Sala Verde, Marister Câmara Canto, explica que levou a ideia do papel semente para a professora de Artes, Shara Jéssica Rosa Bevilaqua, que topou o desafio de aprender a fazer o papel e depois ensinar para as crianças. O trabalho ocorreu com a turma do quinto ano. Eles aprenderam a fazer a massa do papel reciclado, a adicionar sementes e fazer as folhas. “É uma forma de mostrar a como é algo sustentável, pois aproveitamos o papel, agregando o valor da arte de semear vida. E também reforçar que a educação ambiental é um tema transversal e deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar, ou seja, em todas as disciplinas”, enfatiza.
As folhas de papel semente feitas pelo quinto ano serão utilizadas para fazer as obras de arte dos alunos e depois serão expostas na Sede do Sala Verde, que deve ser inaugurada em janeiro de 2020.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!