dengue
Educação

Alemanha procura pesquisadores brasileiros: não precisa falar alemão

Os interessados podem se inscrever em dois seminários

25 Mai 2019 - 15h00Por Só Notícia Boa

Pesquisadores brasileiros estão em alta na Europa. A Alemanha procura profissionais com doutorado e anuncia que vai pagar bolsas de apoio.

Os interessados podem se inscrever em dois seminários que vão ser realizados em São Paulo, no dia 4 de junho, e em Belo Horizonte, no dia 6 de junho.

Representantes das Freie Universität Berlin , Technische Universität München , Universidade de Münster e Aliança Universitária do Ruhr no Brasil vão explicar as possibilidades que existem no país para pesquisadores durante os eventos que têm 50 vagas cada um.

Os eventos serão em inglês, domínio do idioma alemão não é uma exigência para os pós-doutorandos na Alemanha.As inscrições vão até o dia 27 de maio podem ser feitas nos links do Seminário São Paulo Seminário Belo Horizonte.

A co-organização das palestras informativas é do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo) com o suporte da Fundação Alexander von Humboldt (Alexander von Humboldt-Stiftung – AvH).

Bolsas mantidas

Mesmo com as recentes suspensões de bolsas de estudo pela Capes, o programa em parceria com a Humbolt foi preservado.

“O pesquisador quando volta ao Brasil continua fazendo parte da rede da fundação que tem mais de 28 mil bolsistas de diferentes partes do mundo”, diz.

Além do apoio para pesquisa, a Fundação Humbolt oferece subsídios para equipamentos e livros e, no programa em conjunto com a Capes, completa o valor da bolsa auxílio para que fique igual ao valor recebido por todos os seus bolsistas na Alemanha. A fundação possui mais de 28.000 mil ex-bolsistas em diferentes países.

Além dessa e outras bolsas de estudo, os seminários vão trazer informações também para quem vai com recursos próprios e também para pesquisadores de pós-doutorado que podem ir contratados por empresas. “Nesse caso, os brasileiros vão com contrato de trabalho temporário”, explica Weichert.

Os pós-doutorandos costumam ser remunerados com bolsas de estudo ou salários, de acordo com a relação com a instituição de pesquisa. Há oportunidades de pesquisa e financiamento em universidades de excelência e em outras instituições da Alemanha como DFG (Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa), DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e AvH (Fundação Alexander von Humboldt).

Vistos

Nos dois eventos, haverá representantes do consulado alemão para dar informações sobre a questão de visto.

“Há casos em que brasileiros não precisam de visto prévio, podendo solicitá-lo em até 90 dias após sua chegada na Alemanha. A situação depende de como o pós-doutorando será financiado: se por bolsa, salário ou recursos próprios, se levará familiares, entre outras variáveis”, diz Weichert.

“Esses programas de atração de mão de obra qualificada miram profissionais com graduação nas áreas de TI, medicina, enfermagem”, explica o coordenador do DWIH.

Já os estudantes de pós-doutorado são recrutados para trabalhar na área de pesquisa e grande parte dos brasileiros retorna para o Brasil depois que termina a pesquisa.

“A Alemanha tem uma política de flexibilização e não força que o pesquisador fique no país porque o investimento é em pesquisa feita por redes”, diz Weichert.

Nessa modalidade, a pesquisa não conhece barreiras geográficas e feita de forma colaborativa por vários pesquisadores do mundo. “Cada pesquisa uma parte específica e isso acelera os avanços da Ciência”, diz Weichert.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Educação

Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana

Foram confeccionadas 138.429 peças para atender crianças do pré até o 9º ano da rede municipal de ensino
Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana
Ver mais de Educação