segunda, 15 de julho de 2019 - 23h40
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Educação

Além da sala de aula: Repórteres escolares na Escola Atayde Machado

O News Machado usa como principal meio de comunicação uma página da rede social Facebook. Ali são publicados textos e vídeos produzidos pelos alunos do projeto, direcionados à comunidade escolar

18 Jun 2019 - 14h30Por Da Redação
Além da sala de aula: Repórteres escolares na Escola Atayde Machado - Crédito: Patrick Titz / PMJS Crédito: Patrick Titz / PMJS

A professora de Língua Portuguesa Maria Paula Oliveira, da Escola Atayde Machado, no Czerniewicz, não consegue dar aulas convencionais aos seus alunos. A produção de texto, por exemplo, é feita em diversos gêneros textuais, como o gênero reportagem, ou crônica. Redes sociais tornam-se a plataforma onde os alunos publicam os textos de interesse da comunidade escolar. É o caso do projeto pedagógico Jornal na Escola, o News Machado. 

Desenvolvido desde março pela professora Maria Paula e financiado pela Secretaria de Educação, o projeto conta com 14 alunos do 6º ao 9º ano que se encontram duas vezes por semana no contraturno escolar. O News Machado usa como principal meio de comunicação uma página da rede social Facebook. Ali são publicados textos e vídeos produzidos pelos alunos do projeto, direcionados à comunidade escolar. 

Tudo começa com uma reunião entre alunos e professora para a escolha dos temas que serão desenvolvidos (reunião de pauta). A partir daí discute-se sobre as fontes de informação, possíveis entrevistados e os entrevistadores se preparam, lendo sobre o tema. Várias entrevistas já foram feitas pelos adolescentes, a maioria com a diretora, Rita de Cássia Maciel Costa, uma grande incentivadora do projeto, mas também com coordenadores, professores, alunos e profissionais de fora da escola, como bombeiro, psicóloga, secretário de Educação.

Ao serem questionados sobre termos específicos do jornalismo, como “lide” (abertura do texto que apresenta as principais informações), diagramação (desenho da publicação, leiaute da página), pauta (orientação sobre que tipo de reportagem será feita), os estudantes têm o significado dos termos na ponta da língua. A técnica da entrevista ainda está sendo desenvolvida, mas vontade de aprender não falta. O aluno do 9º ano Gabriel Ricardo Davela, 13 anos, que não larga a máquina fotográfica, escolheu o tema “depressão” para fazer uma entrevista. Conseguiu a disponibilidade de uma psicóloga e o depoimento de uma pessoa que já passou por depressão. “Ainda estou terminando a matéria. Mas posso dizer que aprendi muito com o tema. Percebi que é uma doença a que todos nós estamos sujeitos e está muito recorrente entre a população”, conta Gabriel.

Os alunos já adiantam que a próxima publicação na Página “News Machado” será um Quiz direcionado a professores da escola, com perguntas de conhecimentos gerais. “Vamos desafiar os professores”, divertem-se os repórteres da escola. O projeto, de acordo com a professora Maria Paula, faz muita diferença em suas aulas. “Os alunos que participam do projeto Jornal na Escola têm mais empenho, liberdade, criatividade e cuidam mais da estética na hora de escrever uma redação (título centralizado, espaçamento do parágrafo, utilizar a linha até o fim). Todos os alunos são capazes, mas precisam ser instigados para que mostrem sua potencialidade”, ressalta Maria Paula.        


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!