vacina
Economia

Weg completa 60 anos de história

A empresa tem hoje mais de 33 mil colaboradores pelo mundo, sendo 14.535 em Jaraguá

16 Set 2021 - 10h11Por Janici Demetrio
Weg completa 60 anos de história  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A empresa jaraguaense WEG completa 60 anos de história nesta quinta-feira (16). Fundada em 1961 por Werner Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus com um investimento equivalente a um fusca, a empresa tem hoje mais de 33 mil colaboradores pelo mundo, sendo 14.535 em Jaraguá do Sul. O faturamento em 2020 foi recorde, R$ 17,5 bilhões, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior.

Futuro de inovação
A WEG é referência mundial não só na produção de motores, mas também em energia limpa e mais recentemente vai buscando espaço com a inteligência artificial e internet das coisas. A empresa já está testando uma rede própria de internet 5G, capaz de revolucionar a indústria. O projeto tem parceria da Anatel. O ônibus elétrico que começou a circular em Jaraguá do Sul também teve todo o sistema desenvolvido pela WEG.

Comprometimento social
Além dos números extraordinários, a WEG sempre desempenhou papel fundamental no desenvolvimento social de Jaraguá do Sul e Santa Catarina. Em diversas áreas e projetos. No desenvolvimento de novas tecnologias, na saúde, educação, assistência social, cultura.  O investimento em projetos sociais em 2020 foi de R$ 16 milhões.

História 
Em 16 de setembro de 1961, na cidade de Jaraguá do Sul/SC, as habilidades de um eletricista, de um administrador e de um mecânico foram unificadas e resultaram na fundação da Eletromotores Jaraguá. Nascida da coragem de empreendedores visionários, após um tempo a empresa passou a se chamar WEG, em alusão às iniciais dos fundadores. Nome que, hoje, é reconhecido como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

A trajetória da organização, idealizada por Werner, Eggon e Geraldo, é marcada pelo êxito. O conjunto de valores, crenças e ideais sustentados pelos fundadores estão enraizados na organização e ditam os caminhos vitoriosos pelos quais a empresa trilha sua história. A essência destemida, dinâmica e grandiosa é a fonte que mantém a WEG funcionando em direção ao sucesso.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela
INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de Economia