ECONOMIA

Varejo sem vendedor e caixa já é realidade

07 Mai 2019 - 08h08Por Márcia de Chiara

O supermercado do futuro, no qual o consumidor faz a compra, paga e leva os produtos para casa sem a ajuda de ninguém, já existe no Brasil. A primeira loja autônoma - praticamente sem funcionários - foi aberta em Vitória (ES), há um ano e meio. A segunda, da mesma rede Zaitt, começou a funcionar no bairro paulistano do Itaim, em março. "Somos a primeira loja autônoma das Américas e começamos a funcionar antes da Amazon GO", afirma Christian Abramson, diretor de marketing da Zaitt, referindo-se ao mercado autônomo da Amazon, que abriu a primeira loja em janeiro de 2018 nos EUA.

Zaitt é a forma abrasileirada de como se pronuncia a palavra tempo, em alemão. As lojas funcionam sem vendedor, nem operador de caixa. Para a empresa, o objetivo desse modelo é fazer o consumidor economizar tempo no ato da compra.

Com cerca de 70 metros quadrados, a loja do Itaim tem aproximadamente 500 itens, entre produtos de conveniência, alimentos, bebidas, artigos de higiene pessoal. É uma mistura de loja de conveniência com mercadinho de bairro. Funciona 24 horas, sete dias por semana.

Sem interação humana. Para ter acesso à loja sem atendente, o consumidor tem de baixar o aplicativo da empresa no celular e escanear o QR Code na entrada da loja para abrir a porta. Escolhe os produtos e no corredor de saída, passa por uma antessala, na qual a compra é automaticamente identificada por um leitor de etiquetas de rádio frequência. A lista de compras aparece no quadro, o cliente confirma os produtos e a identidade pelo QR Code e a porta de saída é liberada. A compra é debitada no cartão de crédito.

Foi exatamente para ver como funciona na prática a loja autônoma que o casal catarinense Raniere Poffo e Luciane Poffo, que veio a São Paulo a passeio, na sexta-feira passada, foi ao Zaitt.

Em menos de três minutos, a dupla entrou e saiu da loja com uma garrafa de cerveja, uma de suco e um pacote de salgadinhos. Gastou cerca de R$ 15. "Achei o preço equivalente ao de outras lojas e o fato de não ter fila é muito bom", disse ele, que trabalha com tecnologia.

Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência para Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que o supermercado do futuro é o sonho de 86% dos brasileiros. O autoatendimento está à frente da maior oferta de orgânicos (82%), da entrega de compras (82%) e de programas de fidelidade (77%).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia