prefeitura
ECONOMIA

Unidade da Minerva no PA é interditada por despejo irregular de rejeitos animais

04 Mai 2019 - 21h53Por Isadora Duarte

A unidade de Abaetetuba (PA) da Minerva Foods foi interditada neste sábado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Estado. O órgão informou que a medida deve-se ao descumprimento de condicionante de licença ambiental e ao exercício de atividade em desacordo com a licença de operação.

Segundo a Semas, a empresa construiu e utilizou, sem autorização, uma vala para escoar os dejetos dos animais no Rio Curuperê. "O material sem tratamento chegou a um igarapé", de acordo com o governo paraense.

Além da interdição, a Secretaria expediu dois autos de infração contra a empresa. "A Semas agora aguarda o resultado da análise da água para a confirmação técnica de poluição. Caso seja confirmada, a empresa pode receber uma terceira multa ambiental", informou a Secretaria, em nota. A companhia tem prazo legal de 15 dias para se manifestar. O valor máximo previsto em legislação, para cada multa, é de aproximadamente R$5 milhões.

Anteriormente, ainda na sexta-feira, dia 3, a 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas do Pará havia determinado a suspensão parcial das atividades da empresa e a proibição de recebimento de gado na unidade. "Será permitido somente o ingresso dos animais que já estejam às proximidades da empresa, até a data da intimação, a fim de evitar danos ao seu estado de saúde e eventuais consequências negativas de ordem sanitária", aponta a decisão.

O juiz Raimundo Rodrigues Santana afirmou que recebeu denúncias de contaminação com fezes e urina animal no Rio Curuperê. A denúncia foi feita por moradores locais. Em caso de descumprimento, a empresa será multada em R$ 30 mil por dia.

Em nota, a Minerva Foods S/A informou que não comenta casos jurídicos em andamento, mas reitera que adota as melhores práticas na condução de suas atividades e atua em colaboração permanente com os órgãos de controle ambiental e social.

Matérias Relacionadas

Economia

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Bandeira tarifária verde substitui a amarela
Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro
Economia

Cejascred e Sicredi Norte SC anunciam projeto de união estratégica

As cooperativas deram início ao processo de união estratégica e as datas para as assembleias estão marcadas para dezembro
Cejascred e Sicredi Norte SC anunciam projeto de união estratégica
Economia

Contratações em Jaraguá do Sul neste ano já superam 2023

Dados do Cadastro de Empregados e Desempregados mostra o desempenho das empresas locais
Contratações em Jaraguá do Sul neste ano já superam 2023
Economia

Indústria de SC gera 1,3 mil empregos em outubro

Setores da construção, equipamentos elétricos e de máquinas e equipamentos lideraram a abertura de vagas no mês; saldo do ano chega a 59,5 mil novos postos na indústria
Indústria de SC gera 1,3 mil empregos em outubro
Ver mais de Economia