ECONOMIA
UE multa Barclays, RBS, Citi, JPMorgan e MUFG por cartel no câmbio
A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira uma multa contra cinco bancos, pela participação em dois episódios de cartel no mercado de câmbio à vista. O valor total da multa é de 1,07 bilhão de euros, segundo comunicado. Os bancos atingidos são Barclays, Royal Bank of Scotland (RBS), Citigroup, JPMorgan e MUFG.
A primeira decisão impõe uma multa total de 811,197 milhões sobre Barclays, RBS, Citigroup e JPMorgan. A segunda delas prevê multa total de 257,682 milhões sobre Barclays, RBS e MUFG.
A nota lembra que o UBS estaria envolvido nas duas decisões, mas não foi multado por ter revelado a existência dos cartéis para a Comissão Europeia.
Comissária da União Europeia, Margrethe Vestager afirma que as punições enviam uma "mensagem clara" de que o bloco não tolerará atividades do tipo nos mercados financeiros.
As moedas envolvidas no cartel eram o euro, a libra, o iene, o franco suíço, o dólar, o dólar canadense, o dólar neozelandês, o dólar australiano, a coroa dinamarquesa, a coroa sueca e a coroa norueguesa.

Matérias Relacionadas
Geral
Balaroti anuncia maior feira de pisos e porcelanatos
De 16 a 30 de junho, está rolando a "Maior Feira de Pisos e Porcelanatos Balaroti"! É a sua chance de encontrar uma seleção gigantesca dos mais variados tipos de pisos e porcelanatos, das tendências mais modernas aos clássicos atemporais

Economia
Produção industrial de SC cresce 6,4% no ano, até abril
Máquinas e equipamentos, produtos de metal e veículos puxam desempenho da indústria catarinense

Economia
Comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional
No primeiro quadrimestre de 2025, conforme dados do IBGE, o comércio varejista catarinense acumula alta de 7,6% ante elevação de 2,1% registrada no país.

Economia
Pix Automático começa a valer na próxima segudna-feira (16). Entenda como funciona
Modalidade vai facilitar a vida dos usuários para contas recorrentes como de energia, água, telefone, mensalidades escolares e de academias. Opção será cômoda, segura, de fácil uso e benéfica para pagadores e recebedores
