105 Ouça
Valeio Gorges
ECONOMIA

Tesouro: operação do Global 2029 saiu bastante em linha com expectativas

21 Mar 2019 - 19h47Por Fabrício de Castro

A captação promovida pelo Tesouro Nacional nesta quinta-feira, 21, no mercado norte-americano, por meio do Global 2029, foi considerada bem sucedida por técnicos do órgão. O título, com vencimento em 30 de maio de 2029, foi emitido no montante de US$ 1,5 bilhão, com cupom de juros de 4,500% ao ano e spread de 215,8 pontos-base acima da Treasury (o título do Tesouro norte-americano). A taxa de retorno para o investidor ficou em 4,700%. A demanda pelos títulos foi cerca de quatro vezes a oferta do Tesouro.

De acordo com os técnicos, tanto o cupom quanto o spread são os melhores desde a perda do grau de investimento pelo Brasil. A operação, segundo eles, ficou bastante em linha com as expectativas do Tesouro. O órgão vinha acompanhando o mercado e já considerava as condições bastante favoráveis para uma captação.

Na quarta-feira, porém, essa percepção foi reforçada, após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que sinalizou que os juros no país podem demorar mais tempo para subir.

O noticiário no Brasil ao longo desta quinta-feira - especificamente, a prisão do ex-presidente Michel Temer, vista por agentes do mercado financeiro como um fator que pode prejudicar o andamento da reforma da Previdência no Congresso - não alterou a demanda pelo título brasileiro no mercado internacional. Conforme os técnicos, a operação foi bem sucedida do início ao fim.

O Tesouro estava fora do mercado desde janeiro de 2018, quando havia emitido o Global 2047, título de referência de 40 anos. Completada a operação desta quinta, o órgão não realizará nenhuma emissão complementar de títulos para o mercado asiático, algo que não vem sendo feito há algum tempo. Agora, o Tesouro volta a monitorar o mercado, aguardando novas oportunidades para emissão.

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Economia

Gustavo Bardim realiza turnê com Orquestra Jovem da SCAR

A turnê terá um repertório eclético, com canções que vão do clássico sertanejo ao rock e prometem agradar todos os públicos.
Gustavo Bardim realiza turnê com Orquestra Jovem da SCAR
Economia

Empresas poderão renegociar dívidas com o Fisco com 70% de desconto

Portaria que amplia transação tributária foi publicada hoje
Empresas poderão renegociar dívidas com o Fisco com 70% de desconto
Economia

Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil

Texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União
Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil
Economia

Desemprego registra queda em 22 unidades da federação

Maior recuo foi registrado em Tocantins
Desemprego registra queda em 22 unidades da federação
Ver mais de Economia