prefeitura
ECONOMIA

Tereza Cristina: 'Se não houver acordo EUA-China, Brasil poderá ser beneficiado'

06 Mai 2019 - 15h45Por Augusto Decker

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 6, em São Paulo, que, caso Estados Unidos e China não alcancem acordo, o Brasil poderá ser beneficiado. Ela, porém, foi cautelosa ao comentar a declaração do presidente norte-americano Donald Trump, que, no Twitter, anunciou que elevará de 10% para 25% a partir de sexta-feira as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses. Além disso, Trump ameaçou tarifar "em breve" em 25% o equivalente a US$ 325 bilhões em outros produtos da China e reclamou do andamento lento das negociações de comércio bilaterais.

"A gente precisa saber se foi só um recado duro ou se isso vai se efetivar", afirmou a ministra após participar de reunião do Conselho Superior do Agronegócio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "Claro que, se os Estados Unidos e a China não entrarem em acordo, e se as tarifas não voltarem ao que eram antes, realmente é uma oportunidade, uma janela de oportunidade a mais para o Brasil."

Na madrugada de terça-feira (7) a ministra embarca para a Ásia, onde tentará abrir mercados para o Brasil, principalmente no setor de proteína animal. "Eu vou chegar lá em meio a toda essa negociação (China e EUA) e eu vou fazer uma leitura do que isso pode representar para o Brasil, principalmente para a soja, que é nossa grande preocupação", afirmou. O País é concorrente dos EUA na exportação de soja para a China. "Já a carne, os chineses terão que importar para suprir sua demanda interna e hoje já tem um alto preço, então o Brasil pode colaborar um pouco para que esses preços lá possam cair."

Ela contou que na China vai dizer "que o Brasil é um grande parceiro". "Somos parceiros confiáveis, temos produtos de qualidade e volume - de soja, milho, enfim", declarou. Sobre novas habilitações de indústrias, Tereza Cristina disse que ainda não há sinalização. "Essa resposta, nós vamos trazer de lá", afirmou.

Matérias Relacionadas

Economia

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Bandeira tarifária verde substitui a amarela
Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro
Economia

Cejascred e Sicredi Norte SC anunciam projeto de união estratégica

As cooperativas deram início ao processo de união estratégica e as datas para as assembleias estão marcadas para dezembro
Cejascred e Sicredi Norte SC anunciam projeto de união estratégica
Economia

Contratações em Jaraguá do Sul neste ano já superam 2023

Dados do Cadastro de Empregados e Desempregados mostra o desempenho das empresas locais
Contratações em Jaraguá do Sul neste ano já superam 2023
Economia

Indústria de SC gera 1,3 mil empregos em outubro

Setores da construção, equipamentos elétricos e de máquinas e equipamentos lideraram a abertura de vagas no mês; saldo do ano chega a 59,5 mil novos postos na indústria
Indústria de SC gera 1,3 mil empregos em outubro
Ver mais de Economia