GNet
Caraguá
ECONOMIA

Tereza Cristina diz no Acre que está negociando exportação de carne ao Peru

22 Fev 2019 - 17h45

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta sexta-feira, 22, que está negociando com o governo do Peru a abertura daquele mercado para a carne brasileira, principalmente a produzida no Norte do País. Ela esteve nesta sexta no Acre para acompanhar a primeira colheita de soja do Estado. "Nós já estamos bem encaminhados; vamos ter uma missão, em breve, para o Peru para abrir o mercado de carnes", disse, em nota no site da pasta.

Segundo a ministra, não faz sentido o Peru comprar carne de países distantes, como Austrália e Estados Unidos, e fechar seu mercado para "a produção de excelente qualidade do Brasil". Tereza Cristina convidou o governador do Acre, Gladson Cameli, a ir com ela ao país. "A gente sabe que vocês (do Acre) têm um potencial enorme na pecuária."

Tereza Cristina disse esperar que o Acre aumente sua produção de soja - neste ciclo a área semeada foi de 500 hectares. "Se Deus quiser, ano que vem eu venho aqui e já vai ter mil, dois mil hectares. E isso sem comprometer o meio ambiente, fazendo isso com sustentabilidade. Nós temos como fazer, nós temos tecnologia hoje para isso."

Logística

A ministra prometeu que tentará facilitar o transporte de cargas do Acre até a Bolívia. "É uma insensatez que os caminhões tenham de andar 3 mil quilômetros para levar carne a um país tão próximo. Isso tira toda a margem (de lucro) do empresário que está produzindo aqui", disse. "Vamos sentar e endurecer um pouquinho esse jogo para ver se conseguimos que toda a carne que vai para a Bolívia não tenha de dar essa volta, porque isso é mortal."

Caraguá

Matérias Relacionadas

Economia

Receita abre consulta a lote residual de restituições do IR

Contribuintes receberão crédito bancário no próximo dia 31
Receita abre consulta a lote residual de restituições do IR
Economia

Oportunidade de trabalho

Confira!
Oportunidade de trabalho
Segurança

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos
Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix
Economia

Presidente negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

Em 2021, a gasolina e o diesel subiram 47%, Etanol acumula alta de 62%
Presidente negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis
Ver mais de Economia