vacina
ECONOMIA

Tereza Cristina: agronegócio precisa urgentemente de investimento privado

20 Mar 2019 - 21h03Por Tânia Rabello

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reuniu-se nesta quarta-feira, 20, em Nova York com investidores e executivos de grandes empresas e reforçou que a iniciativa privada terá papel fundamental para aumentar os investimentos no Brasil. Conforme nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Tereza Cristina participou de evento promovido pelo Banco do Brasil e pela Brazilian American Chamber of Commerce.

Para a ministra, o agronegócio brasileiro "precisa urgentemente" de investimentos em infraestrutura, principalmente em ferrovias, hidrovias, rodovias, locais de armazenagem de produtos, irrigação e energia. "A infraestrutura é um gargalo, pois aumenta os custos de produção e diminui a margem de lucro das cadeias produtivas", mencionou. "A agricultura brasileira está no caminho certo, mas o grande gargalo é a infraestrutura. É fundamental, para que o agronegócio continue sendo bem-sucedido e tenha competitividade nos mercados internacionais, que tenhamos (novos projetos de) ferrovias, hidrovias, rodovias, armazenagem, irrigação e energia."

Em relação à produção de energia, a ministra lembrou que Brasil tem muitas fontes além das hidrelétricas e que o setor rural vem fazendo seu papel ao fornecer energia através da biomassa. Mas explicou que um país de dimensões continentais como o Brasil, e com tantas diferenças regionais, precisará sempre de mais energia para crescer. "Enfim, o Brasil é um país com muito a fazer na parte de infraestrutura. E aí está a grande oportunidade para os investidores que queiram ir para o Brasil", afirmou a ministra.

Tereza Cristina adiantou também que vai reduzir a burocracia administrativa e aumentar a clareza, a simplicidade e a transparência. "Vamos botar o ministério à disposição para desimpedir algumas coisas", explicou ela, falando ter recebido de empresários queixas sobre pedidos de licença parados há mais de dois anos no ministério.

Matérias Relacionadas

Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Economia

Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá

Por meio da plataforma Jaraguá Mais Empregos, o interessado pode verificar as oportunidades de trabalho, fazer o cadastro e se inscrever em cursos de qualificação profissional
Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de Economia