Joaçaba Pneus
Economia

Setor rural de Schroeder tem prejuízo histórico após ciclone bomba

Segundo a Defesa Civil, município foi 100% atingido

07 Jul 2020 - 07h47Por Sérgio Luiz
Setor rural de Schroeder tem prejuízo histórico após ciclone bomba -

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, atua para agilizar o acesso dos catarinenses atingidos pelo ciclone bomba ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mas, para que o processo seja concluído, é necessário que as prefeituras preencham o Formulário de Informação de Desastres (FIDE) do Governo Federal. 

Após cadastrar todas as áreas atingidas, o Governo do Estado deve  solicitar o reconhecimento do Governo Federal para a liberação do Fundo. O saque poderá ser feito em até 90 dias após a liberação.   

O município de Schroeder foi 100% afetado pelo fenômeno climático, de acordo com os relatórios. Segundo a diretora do órgão, Tânia Dantas, os levantamentos continuam. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - TÂNIA DANTAS 1

 

O município também tenta conseguir ajuda humanitária para as famílias atingidas. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - TÂNIA DANTAS 2

Dantas afirma que a área rural de Schroeder contabiliza o maior prejuízo da história, após o ciclone bomba. 

 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 07 - 07 - TÂNIA DANTAS 3

 

Para dar suporte às cidades catarinenses e agilizar a solicitação de recursos federais para as ações de reconstrução, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria de Defesa Civil Nacional, disponibilizou um canal de comunicação virtual. O objetivo é estreitar o contato entre os servidores dos municípios atingidos pelo ciclone e os técnicos que farão a análise das solicitações. 

No espaço é possível esclarecer dúvidas sobre o cadastramento no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e adequação dos planos de trabalho. As salas permitem acessos simultâneos, o que possibilita, inclusive, a comunicação entre os municípios e troca de experiências. O funcionamento das salas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No caso de uma demanda maior do que a capacidade disponível, será realizado agendamento prévio. 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC

Atuação do Sicredi junto a agricultura familiar e em toda a cadeia produtiva do agronegócio fomenta o desenvolvimento econômico.
Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC
Economia

Após venda de fábrica em Schroeder, Menegotti divulga nota

Cerca de 450 pessoas trabalham na unidade
Após venda de fábrica em Schroeder, Menegotti divulga nota
Economia

Isto é Dinheiro destaca Jaraguá do Sul como modelo para o Brasil

Revista de circulação nacional conta como a cidade se tornou referência em empreendedorismo ao unir iniciativa privada e setor público
Isto é Dinheiro destaca Jaraguá do Sul como modelo para o Brasil
Economia

Para FIESC, reforma da previdência estadual é oportuna, necessária e urgente

Segundo o governo do estado, a previdência estadual tem um déficit financeiro total de R$ 4,8 bilhões anuais, considerando servidores civis e militares.
Para FIESC, reforma da previdência estadual é oportuna, necessária e urgente
Ver mais de Economia