transito
Economia

Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE

O crescimento catarinense foi o quarto maior entre todos os estados. A média nacional ficou em 10,7%

15 Set 2021 - 06h33Por Janici Demetrio
Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina mantém um crescimento acima da média nacional também no setor de serviços. Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo IBGE apontam uma alta de 17,1% no estado entre janeiro e julho de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento catarinense foi o quarto maior entre todos os estados. A média nacional ficou em 10,7%.

Além dos serviços, outros ramos da economia catarinense, como a indústria e o comércio, também registram altas acima da média nacional. Com isso, Santa Catarina tem um saldo de quase 140 mil empregos formais até julho.

Segundo o IBGE, o setor já se recuperou das perdas causadas pela Covid-19. Em Santa Catarina, o volume de serviços hoje já está 13,3% acima do registrado no pré-pandemia. Nacionalmente, este índice está em 3,9%.

“O setor de serviços foi um dos afetados pela pandemia que desequilibrou a economia do país. Este crescimento acima da média nacional representa uma retomada importante para a saúde dos negócios e otimismo dos empresários que têm apostado em Santa Catarina. Nosso papel é apoiar quem quer investir em Santa Catarina e trazer mais oportunidades de emprego nas cidades”, frisa o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Alta também no turismo

O IBGE também divulgou dados relacionados ao setor de turismo. Em julho, houve um crescimento de 9,4% em Santa Catarina em relação ao mês anterior. Trata-se do segundo melhor resultado do país, atrás apenas de Pernambuco (9,5%). Apesar disso, o setor ainda não retornou ao nível de atividade registrado antes da pandemia, em fevereiro de 2020. A retração acumulada no período é de aproximadamente 20% em Santa Catarina e de 32% na média nacional.

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Economia

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Ver mais de Economia