Economia

SESI orienta indústrias da construção sobre protocolos de segurança contra o coronavírus

Em Balneário Camboriú e Itapema, equipes estão visitando os canteiros de obras para esclarecer dúvidas sobre o monitoramento da saúde dos trabalhadores

07 Mai 2020 - 09h32Por Da Redação

Indústrias da construção civil, primeiro setor a retomar as atividades após os decretos editados pelo governo para conter o avanço do coronavírus, estão sendo orientadas pelo SESI para o atendimento dos protocolos de segurança. Em Balneário Camboriú e Itapema, equipes da entidade que integra a FIESC estão visitando os canteiros de obras para esclarecer dúvidas sobre o monitoramento da saúde dos trabalhadores.

“Estamos atuando muito próximos da indústria e em interlocução permanente com o governo para a volta das atividades com segurança. Assessorar o setor neste momento é fundamental nesse sentido”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

A ação integra a campanha Obra mais segura e quer assegurar o entendimento das medidas preventivas, explica a gerente executiva de saúde e segurança do SESI SENAI, Sendi Lopes. “O setor está atento às medidas de saúde e segurança necessárias para manter o ambiente seguro. Uma das questões mais importantes diz respeito à orientação do trabalhador, conscientizando sobre a importância da higienização frequente e correta das mãos, a intensificação da limpeza das áreas comuns e das superfícies mais tocadas, como elevadores, interruptores, mesas e ferramentas”, explica. “Todos devem estar atentos e devem ser afastados ao surgimento de sintomas como febre, tosse, coriza e falta de ar”, completa.  

Entre os documentos elaborados pelo SESI, em parceria com os SINDUSCONs e os SECONCIs de Santa Catarina, estão o protocolo para gestão de crise, que orienta sobre a implantação de um modelo que atenda aos cuidados e medidas preventivas exigidas pelas legislações federais e estaduais; o checklist de implantação, que visa facilitar a dinâmica da implantação das medidas no canteiro de obras; cartazes informativos, com a seleção de informações importantes para divulgação no canteiro de obras, que podem ser impressos e afixados em locais específicos, como murais, próximo ao elevador, locais de higienização, refeitório, entre outros. 

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia