transito
ECONOMIA

Senadores pedem dados da Previdência para Ministério da Economia

23 Abr 2019 - 20h41Por Daniel Weterman

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que deferiu dois requerimentos que pedem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre os dados que embasaram a apresentação da reforma da Previdência. O líder do PSL no Senado, Major Olimpio, autor de um dos pedidos, afirmou que as informações poderão ser disponibilizadas aos senadores "nas próximas horas", antes mesmo da abertura dos dados prometida para a Câmara.

O parlamentar quer que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tenha acesso aos subsídios técnicos que respaldaram a apresentação da proposta. A principal dúvida dele, destacou, é identificar qual o tamanho do rombo nos sistemas de aposentadoria dos militares federais e estaduais. Outro requerimento com o mesmo teor, de autoria dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES), também foi deferido, conforme anunciado por Alcolumbre no plenário.

Pelo regimento do Senado, o Ministério da Economia tem 30 dias para prestar as informações após o requerimento ser encaminhado, sob pena de o ministro ser enquadrado em crime de responsabilidade. "Todos os senadores, aí não é situação nem oposição, diante das suas responsabilidades, querem acesso à base de dados de imediato", disse Olimpio. Para ele, não deve haver resistência da equipe econômica colocar os dados à disposição dos parlamentares com base no critério de "transparência".

Matérias Relacionadas

Economia

Debate sobre redução da jornada é inoportuno, alerta FIESC

Para a entidade, proposta de impor jornada semanal de 36 horas semanais por lei afetará competitividade industrial e prejudicará crescimento
Debate sobre redução da jornada é inoportuno, alerta FIESC
Economia

(vídeo) Bananicultores da região têm prejuízos com vendaval

Produtor de Corupá posta vídeo mostrando situação do bananal após o vento
(vídeo) Bananicultores da região têm prejuízos com vendaval
Economia

CCJ do Senado aprova proposta que fixa em 36 horas o limite máximo para a jornada de trabalho

Com a aprovação na CCJ, a PEC será analisada agora pelo Plenário do Senado em dois turnos. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados
CCJ do Senado aprova proposta que fixa em 36 horas o limite máximo para a jornada de trabalho
Economia

Prefeito fala na Aciag sobre avanço do novo parque fabril da WEG em Guaramirim

Masterplan recebeu diretor da empresa que fará investimento bilionário no município
Prefeito fala na Aciag sobre avanço do novo parque fabril da WEG em Guaramirim
Ver mais de Economia