ECONOMIA

SEC acusa Volkswagen e executivo de fraude em emissão de bônus

15 Mar 2019 - 04h29Por Dow Jones Newswires

A Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador dos mercados mobiliários americanos, acusou a Volkswagen AG, duas subsidiárias do grupo e o ex-CEO da companhia Martin Winterkorn de fraudar investidores americanos em emissão de bônus.

Em um comunicado à imprensa divulgado na noite de quinta-feira, 14, a xerife do mercado acionário dos EUA afirmou que a montadora alemã levantou bilhões de dólares nos mercados de títulos corporativos e de renda fixa fazendo uma série de alegações enganosas sobre o impacto ambiental da frota "diesel limpo" da empresa.

A denúncia apresentada pela SEC aponta que, de abril de 2014 a maio de 2015, a Volkswagen emitiu mais de US$ 13 bilhões em títulos e valores mobiliários garantidos por ativos no mercado americano, a taxas mais atrativas, sendo que executivos seniores estavam cientes de que mais de 500 mil veículos nos EUA excediam os limites de emissões de veículos, expondo a empresa a danos financeiros e de reputação.

Apresentada ao tribunal federal americano no distrito norte da Califórnia, a queixa pede medidas cautelares permanentes, a desapropriação de ganhos ilícitos com juros prévios e penalidades civis. A SEC também quer que Winterkorn seja impedido de atuar em cargos executivos e de direção.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Receita espera receber 32,6 mi de declarações até 30 de abril
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Mega-Sena sai para um apostador que ganha 49 milhões

Próximo sorteio será quarta-feira
Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Ver mais de Economia