Economia

Sancionada lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado

22 Jan 2026 - 10h21Por Rogério Tallini
Medida foi assinada para proteger produtores catarinenses - Crédito: Guilherme Bento / SECOMMedida foi assinada para proteger produtores catarinenses - Crédito: Guilherme Bento / SECOM

O governador Jorginho Mello sancionou nesta quarta-feira, 21, a lei que proíbe a reconstituição e comercialização de leite em pó importado como leite fluido em Santa Catarina. A medida reforça as políticas públicas do Governo do Estado para fortalecimento da cadeia produtiva leiteira. O projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Oscar Gutz, com proposta apensada do deputado Altair Silva. A nova legislação impede que o leite em pó estrangeiro seja reconstituído para venda como leite líquido em Santa Catarina. A lei visa manter mais equilíbrio ao mercado, fortalecer a economia regional, produção local e contribuir para a manutenção no meio rural.

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá  no InstaFace e YouTube / Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122

“A medida fortalece a cadeia produtiva do leite, combate a concorrência desleal e garante mais segurança econômica para milhares de famílias do meio rural. É com firmeza que Santa Catarina irá garantir mais proteção da cadeia leiteira”, declarou o governador Jorginho Mello. Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do país, são mais de 24,5 mil produtores. Em 2024, o Estado alcançou 3,3 bilhões de litros produzidos, o equivalente a 9% da produção nacional. “Essa medida irá incentivar o consumo de leite produzido pelos produtores e laticínios de Santa Catarina. É mais uma ação importante para ampliarmos as condições de permanência na atividade e valorizar toda a cadeia produtiva ”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Admir Dalla Cort, que representou o secretário Carlos Chiodini no ato.

Incentivos ao setor

Com o objetivo de assegurar a competitividade do setor leiteiro em Santa Catarina, os produtores de leite podem contar com programas do Governo do Estado. O Programa Leite Bom SC compreende linhas para subsidiar juros de empréstimos bancários e conceder financiamentos, sem juros, para investimentos em processos produtivos. Esse programa também contempla a execução medidas como incentivos tributários à indústria leiteira catarinense de maneira escalonada e a suspensão de benefícios para a importação de leite e derivados. 

A cadeia leiteira também conta com o Programa Terra Boa, para melhoria das pastagens e aumentar a produtividade. Além disso, o leite produzido em Santa Catarina também segue rigorosos controles de qualidade, inspeção e rastreabilidade.

Matérias Relacionadas

Economia

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

CNC mostra que 79,5% tinham débitos a acertar em janeiro
Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
Economia

Comércio apresenta saldo de quase 12 mil empregos formais criados em Santa Catarina em 2025

Mais da metade dessas novas contratações foi no subsetor de Comércio varejista, que apresentou saldo de 6.228 postos de trabalho.
Comércio apresenta saldo de quase 12 mil empregos formais criados em Santa Catarina em 2025
Economia

Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Trabalhadores devem acessar a Carteira de Trabalho Digital
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Economia

WEG anuncia investimento para nova fábrica de sistemas de armazenamento de energia em Itajaí/SC

Nova unidade ampliará capacidade produtiva para até 2GWh ao ano e reforçará o posicionamento da companhia como uma empresa de soluções para transição energética
WEG anuncia investimento para nova fábrica de sistemas de armazenamento de energia em Itajaí/SC
Ver mais de Economia