Mobilidade
ECONOMIA

Receita recebe 29,6 milhões de declarações até 19h desta terça, prazo final

30 Abr 2019 - 21h13Por Idiana Tomazelli

A Receita Federal registrou a entrega de 29,6 milhões declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até as 19h desta terça-feira (30), último dia para prestar as informações sem pagamento de multa pelo atraso. A expectativa é que sejam entregues 30,5 milhões de declarações até o fim do prazo, às 23h59.

Só nesta terça, já foram entregues mais de 3,6 milhões de declarações. Na segunda, foram 2,945 milhões.

A grande novidade este ano, segundo os auditores da Receita, foi o crescimento das entregas de declaração por meio de dispositivos móveis, com o uso do aplicativo "Meu Imposto de Renda". Foram 686,3 mil declarações nesta modalidade, mais que o dobro do ano passado (320 mil).

"Esse número é importante porque é mais que o dobro do ano passado e mostra que mobile é o caminho", afirmou o subsecretário substituto de Gestão Corporativa da Receita, Juliano Brito da Justa Neves. Segundo ele, as declarações por meio de dispositivo móvel representam 2,5% do total, um porcentual ainda pequeno. "Mas o importante é a tendência", disse, citando o crescimento de mais de 100% em um único ano.

"O importante é que a Receita apostou nisso, e esse será o futuro. Mostra claramente a necessidade desse caminho (mobile)", afirmou o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir.

Ao longo dos dois meses de prazo para a entrega das declarações, não houve registro de ocorrências graves ou problemas tecnológicos, informou o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita, Frederico Faber.

A única ocorrência identificada, mas "superada sem maiores problemas" segundo o subsecretário, foi o fato de alguns contribuintes terem recebido, no ato da entrega da declaração, notificações sobre pendências de débitos, sobretudo com o eSocial. A pendência, porém, não impedia a entrega da declaração.

No próprio sistema, o contribuinte teve a opção de emitir as guias de pagamento para regularizar a situação. Já nos casos de quem tem imposto a restituir, mesmo que não efetue o pagamento, a Receita poderá fazer a compensação "de ofício", ou seja, abater automaticamente o valor devido.

Outra novidade neste ano foi a possibilidade de consulta ao extrato em cerca de 24h após a entrega da declaração. "Com isso, muitos contribuintes já fizeram imediatamente sua retificadora, então podem ter mais declarações (que as 30,5 milhões esperadas)", disse Adir.

A Receita informou que o programa ficará indisponível a partir da meia-noite desta quarta (1º) e que só reabre na quinta-feira (2/5) às 8h. Quem perdeu prazo e entregar a declaração a partir de quinta receberá já a notificação de lançamento da multa e precisará pagar 1% sobre o imposto devido ao mês (com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido).

O pagamento das restituições ocorrerá em lotes e começa a partir do mês de junho.

Matérias Relacionadas

Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Geral

A conta de luz terá bandeira tarifária mais cara do sistema no mês de outubro

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeiravermelha patamar 2 é baixa previsão de chuva
A conta de luz terá bandeira tarifária mais cara do sistema no mês de outubro
Ver mais de Economia