ECONOMIA

Projeção para PIB de 2019 permanece em alta de 2,4%, aponta RTI

20 Dez 2018 - 08h10Por Fabrício de Castro e Fernando Nakagawa

Na esteira dos indicadores mais recentes de atividade, que mostram recuperação ainda lenta da economia, o Banco Central (BC) manteve sua expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 em 2,4%. O porcentual consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado na manhã desta quinta-feira, 20.

Entre os componentes do PIB para 2019, o BC manteve em alta de 2,0% a projeção para a agropecuária. No caso da indústria, a estimativa seguiu em elevação de 2,9% e, para o setor de serviços permaneceu com expansão de 2,0%.

No lado da demanda, o BC aumentou ligeiramente a estimativa de crescimento do consumo das famílias, de 2,4% para 2,5%. No caso do consumo do governo, o porcentual projetado subiu ligeiramente, de alta de 0,5% para 0,6%.

O documento agora divulgado indica ainda que a projeção de 2019 para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) - indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia - caiu ligeiramente, de expansão de 4,6% para 4,4%.

2018

O Banco Central atualizou suas projeções e espera atividade econômica ligeiramente menos intensa em 2018. A expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano passou de 1,4% para 1,3%, no Relatório Trimestral de Inflação.

Entre os componentes do PIB para 2018, o BC alterou a projeção para a agropecuária de crescimento de 1,5% para 0,6% e para a indústria de elevação de 1,3% para 0,6%. No caso do setor de serviços, a estimativa subiu de 1,3% para 1,4%.

No lado da demanda, o BC elevou a estimativa para 2018 do consumo das famílias de expansão de 1,8% para 2,5%. No caso do consumo do governo, a projeção também foi melhorada e passou de queda de 0,3% para alta de 0,2%.

O documento agora divulgado indica ainda que a expectativa para este ano para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) foi reduzida de elevação de 5,5% para alta de 4,8%.

Matérias Relacionadas

Economia

Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil

Com este desenvolvimento natural, impulsionado pela geração de vagas de emprego e importantes obras estruturais, o município também ganha um novo conceito de empreendimento, representado pelo Residencial Torres de Turim
Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil
Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Ver mais de Economia