Economia
Produção industrial de SC cresce 6,4% no ano, até abril
Máquinas e equipamentos, produtos de metal e veículos puxam desempenho da indústria catarinense

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 6,4% no acumulado do ano, até abril, em comparação com igual período do ano passado. O desempenho é o segundo maior entre os estados que contam com a medição pelo IBGE. Considerando apenas o mês de abril, a indústria de SC avançou 0,5% na comparação com abril de 2024, segundo dados compilados pelo Observatório FIESC. Em relação ao mês de março, o crescimento em abril foi praticamente nulo, com 0,1% de avanço.
Para o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, apesar dos bons resultados do acumulado do ano, os números dos meses de março e abril mostram que a atividade industrial apresenta perda de ritmo.
“Dos 14 setores pesquisados em SC, seis apresentaram recuo na produção industrial em abril, na comparação com março deste ano”, explica Aguiar.
Acumulado do ano
O desempenho de janeiro a abril foi impulsionado pela fabricação de máquinas e equipamentos, que registrou aumento de 18,7% no período frente ao mesmo período do ano anterior. Análise do Observatório FIESC mostra que segmentos que comercializam seus produtos para outras indústrias têm apresentado bom desempenho, como é o caso de máquinas e equipamentos.
A fabricação de produtos de metal teve crescimento de 17,9% nos quatro primeiros meses de 2025.
“Esse ramo se beneficiou do bom desempenho do agronegócio, que demandou produtos deste segmento, e também do aumento da exportação de alguns produtos, como reservatórios e tonéis de aço”, explica Camila Morais, economista do Observatório FIESC.
Já a fabricação de veículos subiu 13,4% no ano, na comparação com 2024. As vendas de automóveis seguem impulsionadas pelo programa Mover, do governo Federal, na avaliação do Observatório FIESC. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que a comercialização de automóveis e veículos leves cresceu 17% no acumulado do ano até maio, na comparação com o mesmo período de 2024.
O setor de minerais não-metálicos, como revestimentos e louças de cerâmica, registrou aumento de 10,7% no acumulado do ano, e a fabricação de móveis avançou 9,2% no mesmo período.
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsAp
Matérias Relacionadas
Economia
É neste fim de semana! Ação de aniversário da Conceito Veículos
Loja está localizada na Vila Baependi, em Jaraguá do Sul

Geral
Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos
O pagamento começa em 24 de julho com 100 mil beneficiários atendidos por dia

Economia
Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC
Presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, reitera a necessidade de manutenção dos canais de negociação diplomacia brasileira, sob pena da situação se agravar com o cancelamento de investimentos no Brasil

Geral
Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
