ECONOMIA

Previdência não vai resolver sozinha problemas de crescimento e emprego, diz Maia

14 Mai 2019 - 14h56Por Ricardo Leopoldo, correspondente

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que será importante que as lideranças políticas brasileiras busquem soluções para a economia após a aprovação da reforma da Previdência. Segundo o deputado, será preciso ampliar gastos em áreas fundamentais para elevar o crescimento do país, como investimentos públicos.

Maia afirmou que a reforma, sozinha, não vai resolver os problemas de crescimento e geração de empregos no País.

"Estamos numa situação difícil no Brasil, pois o Estado perdeu capacidade para investir", comentou Maia.

Ele destacou que o volume de despesas obrigatórias do governo federal é muito alto, pois de cada R$ 100,00, R$ 94,00 são gastos dirigidos para áreas específicas.

Por outro lado, ele apontou que os salários dos servidores federais e estaduais "ficou caro" e há uma falência da qualidade dos serviços públicos em todos os entes da federação. "Com 13 milhões de desempregados, como vamos organizar a sociedade para atender estas pessoas?", questionou.

BPC

Segundo Maia, ao retirar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da discussão sobre a proposta da reforma da Previdência é possível aos parlamentares dedicarem mais atenção à discussão sobre os recursos dentro do sistema nacional de benefícios para aposentados para as próximas gerações. "Foi importante esta decisão. A reforma da Previdência não é de direita nem de esquerda."

Governo e o Congresso

Rodrigo Maia também mostrou que há aproximação do governo e do presidente Jair Bolsonaro junto ao Congresso. "(O ministro) Onyx tem estado mais próximo da presidência da Câmara e do Senado. O presidente (Bolsonaro) está com mais participação efetiva", destacou, referindo-se a sua relação com o parlamento.

O presidente da Câmara apontou que "há um presidente" da República eleito e um parlamento que também foi escolhido pela população nas urnas.

Votação

Maia afirmou com exclusividade ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a votação da reforma no plenário da Câmara deve ocorrer "logo depois" da sua aprovação pela Comissão Especial da Câmara, que para ele ocorrerá até junho.

"Vamos construir a data para a votação no plenário com o governo", disse Maia.

Ele apontou que o relacionamento com o presidente Jair Bolsonaro vem apresentando evolução. "Melhorou o diálogo com o presidente. Ele conversa mais, está mais próximo. Isto é importante."

O presidente da Câmara fez os comentários depois de participar de evento realizado pelo BTG Pactual em Nova York.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia