IPCA-15

Prévia aponta para variação negativa de 0,16% da inflação

Taxa é a menor para dezembro desde a implantação do Plano Real, em 1994

23 Dez 2018 - 09h32Por Marquezan Araújo / Agência do Rádio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) - que é a prévia da inflação oficial do país - revela uma possível deflação de 0,16% em dezembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O registro de deflação acontece quando há uma redução, por exemplo, no preço de alimentos, além de outros produtos e serviços. Essa taxa foi a menor para o mês de dezembro desde o início do Plano Real, em 1994.

Segundo o Instituto, o IPCA-15 não registrava uma variação negativa da inflação desde julho do ano passado. Nesse período, a deflação ficou em 0,18%. Em novembro deste ano, o indicador ficou em 0,19%, no entanto, o índice final teve variação negativa de 0,21%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, quatro apresentaram deflação de novembro a dezembro de 2018: transportes, saúde e cuidados pessoais, habitação e comunicação.
Já em relação às altas, o destaque foi o grupo de alimentação e bebidas, com salto de 0,35%, que registrou o maior impacto positivo no índice do mês. Os outros grupos tiveram variação de 0,02% a 0,44%.

Os analistas trabalham com a projeção de queda de 3,71% para a inflação em 2018. A estimativa consta no último boletim Focus do Banco Central. A taxa aguardada pelo mercado continua abaixo da meta de inflação buscada pelo Banco Central, que é de 4,5%. Além disso, o índice permanece dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, entre 3% e 6%.

No ano passado, a inflação oficial do país ficou em 2,95%, fechando pela primeira vez abaixo do piso da meta fixada pelo governo, que era de 3%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia