ECONOMIA

PIB da construção recua 2,5% em 2018, revela IBGE; queda é a quinta consecutiva

28 Fev 2019 - 11h30Por Daniela Amorim, Renata Batista e Vinicius Neder

O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil recuou 2,5% no ano de 2018, o quinto ano seguido de queda. Os dados são das Contas Nacionais apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira, 28, o desempenho do PIB no ano passado.

O comércio acumulou uma alta de 2,3% em 2018, enquanto as atividades imobiliárias cresceram 3,1%. As indústrias extrativas tiveram avanço de 1,0% no ano passado, e a indústria de transformação subiu 1,3%. A produção e distribuição de eletricidade, gás e água cresceu 2,3% em 2018.

O setor de Transporte e armazenagem teve expansão de 2,2%, as atividades financeiras subiram 0,4%, e informação e comunicação avançou 0,3%.

O segmento de outras atividades de serviços teve alta de 1,0% no ano passado. Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social cresceram 0,2%.

Corte no investimento público

O segmento de infraestrutura, diretamente atingido pelos cortes no investimento público, é o principal responsável pelo desempenho negativo do PIB da construção civil, informou a coordenadora da Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Ela reconheceu que a queda de 2,5% em 2018 ante 2017 no PIB da construção está entre as menos intensas da sequência de cinco anos de recuos. Ainda assim, a infraestrutura segue em baixa.

"Quando (os governos) têm que cortar, o investimento é o primeiro a ser cortado porque não é despesa obrigatória", afirmou Rebeca.

Segundo ela, é possível dizer que a infraestrutura está puxando a construção para baixo também porque as atividades imobiliárias subiram 3,1% no PIB de serviços em 2018 ante 2017.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia