Joaçaba Pneus
Economia

Petrobras muda política de reajuste dos preços do diesel e lançará "Cartão Caminhoneiro"

Os preços do diesel nas refinarias da companhia serão reajustados por períodos não inferiores a 15 dias

27 Mar 2019 - 12h30Por InfoMoney
Petrobras muda política de reajuste dos preços do diesel e lançará "Cartão Caminhoneiro" - Crédito: Daniel Jedzura Crédito: Daniel Jedzura

A Petrobras informou em comunicado ao mercado a alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel pela diretoria executiva da estatal. Os preços do diesel nas refinarias da companhia, que correspondem a cerca de 54% dos preços ao consumidor final, serão reajustados por períodos não inferiores a 15 dias.

"A Petrobras continuará a utilizar mecanismos de proteção, como o hedge com o emprego de derivativos, cujo objetivo é preservar a rentabilidade de suas operações de refino", destaca o comunicado. A estatal ainda aponta que manterá a observância de preços de paridade internacional. Com isso, afirma, ela se abstém de práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil.

"Sobre este aspecto, vale notar que pesquisa abrangendo 163 países – vide Globalpetrolprices.com – revela que o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e ocupa a 57º posição, sendo, portanto, inferior aos preços observados em 106 países", afirma o comunicado. 

Ficam mantidos os princípios que balizam a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional, margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado.

A Petrobras destacou, por fim, que sua subsidiária BR Distribuidora está desenvolvendo para implantação num período estimado em 90 dias um cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR. O cartão, chamado de "Cartão Caminhoneiro", servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens.

Fonte: InfoMoney


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Rede catarinense Havan inaugura 160ª filial

Esta é a primeira loja da rede no estado sergipano. Atualmente, a Havan está presente em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal
Rede catarinense Havan inaugura 160ª filial
Economia

Decisão sobre reajuste de bandeiras tarifárias deve sair até o dia 30

Aumento pode passar de 20%, diz diretor da Aneel
Decisão sobre reajuste de bandeiras tarifárias deve sair até o dia 30
Economia

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial

Novo calendário começa nesta sexta-feira, para nascidos em janeiro
Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial
Economia

FIESC defende redução temporária do imposto de importação do aço

O insumo teve alta superior a 100% em 12 meses e tem impactado diversos setores, principalmente a construção e o metalmecânico
FIESC defende redução temporária do imposto de importação do aço
Ver mais de Economia