ECONOMIA

Petrobras ainda está 'convalescendo de uma grave doença', diz presidente

27 Fev 2019 - 15h41Por Fernanda Nunes

Para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, apesar de ultrapassado o pior momento da crise, decorrente de desdobramentos da operação Lava Jato e da queda do preço do petróleo em 2015, a empresa ainda está "convalescendo de uma grave doença". Em vídeo divulgado aos funcionários na noite de terça-feira, 26, ele afirmou que a petroleira possui "endividamento ainda elevado, custos ainda elevados".

O vídeo foi uma resposta à polêmica que tomou conta das redes sociais dos funcionários na terça-feira, com o vazamento de áudios do gerente-executivo de Recursos Humanos, Claudio Costa, que, em reunião com empregados em São Paulo, anunciou o fechamento do escritório da Avenida Paulista. No encontro, ele ainda falou que "algumas pessoas não ficarão na companhia". Castello Branco negou a intenção de demitir funcionários, mas confirmou que a diretoria estuda um programa de incentivo à demissão voluntária.

Além do escritório de São Paulo, foi encerrada a atividade em Nova York e o mesmo acontecerá na África, Irã e Japão. "É claro que preservamos aqueles que julgamos indispensáveis, como em Houston e Londres, na Holanda, em Cingapura e na China", disse o executivo.

Ele ainda anunciou que o conselho de administração da empresa decidiu na terça-feira manter os salárioS de toda diretoria, inclusive o do presidente, com reajuste zero. "Continuaremos a perseguir oportunidades para a redução de custos para preservar essa companhia forte e saudável e para que a sua existência nunca mais volte a ser colocada em questão", afirmou.

No áudio que vazou nas redes sociais, o gerente de RH diz que, se nada for feito, a Petrobras não existirá mais em duas décadas.

"Somos a maior companhia da América Latina e queremos que ela seja a melhor. Não basta ser maior, queremos ser a melhor, a mais forte, mais saudável. E quem tem custo alto não pode ser a melhor. Então, vamos continuar nessa direção", acrescentou o presidente da petroleira num vídeo de 7 minutos, gravado ao fim do dia, após reunião do conselho de administração.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Programa de Microcrédito de Jaraguá já tem adesão de instituição financeira

Termo de credenciamento da instituição foi assinado nesta quinta-feira
Programa de Microcrédito de Jaraguá já tem adesão de instituição financeira
Economia

Mais de 70% das indústrias têm dificuldades em conseguir matéria-prima

É o que revela pesquisa feita pela CNI
Mais de 70% das indústrias têm dificuldades em conseguir matéria-prima
Economia

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em fevereiro

Benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375
Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em fevereiro
Educação

Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 

São mais de cem possibilidades de cursos
Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 
Ver mais de Economia