dengue 2
Economia

Perspectivas econômicas para 2019 são apresentadas, durante plenária da CDL

O economista da Fecomércio, Elder Arceno, participou da reunião

27 Fev 2019 - 19h17Por Entrelinhas

O panorama atual e as perspectivas para 2019, no cenário econômico, estiveram em pauta, nesta quarta-feira, dia 27, durante mais uma plenária da CDL ( Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul. O economista da Fecomércio, Elder Arceno, participou da reunião, e traduziu aos associados os últimos números levantados durante pesquisas.
 
Segundo ele, o país vem de uma sucessão de crises econômicas e políticas, o que gerou um clima de insegurança tanto entre os empresários como também na classe trabalhadora. As últimas pesquisas, no entanto, apontam para uma leve recuperação e, por consequência, uma melhora nas expectativas. “Essas crises deprimiram o PIB. No Brasil, há um bom tempo, as notícias não são animadoras. A conjuntura não é positiva. Mas as expectativas, que são intangíveis, estão melhorando”, analisou.
 
O especialista destacou ainda os bons índices catarinenses. “O desemprego subiu. Mas, mesmo assim, Santa Catarina continua com a taxa de desemprego mais baixa do Brasil”, afirmou. Ainda de acordo com as pesquisas realizadas pela Fecomércio, a confiança do consumidor catarinense, em todas as praças “ouvidas”, está maior. A pesquisa aponta que 82% dos catarinenses acham que o Brasil vai  melhorar. E 45% se sente seguro no emprego, atualmente. “O empresário também está com melhores expectativas de vendas para 2019 e enxerga com bons olhos o Brasil do futuro”, destaca.
 
Para o economista, o ano será desafiador e o empreendedor é peça-chave na recuperação da economia. “É um novo olhar, que vai precisar de apoio e da força de todos. Não podemos ser meros expectadores e, sim, agentes desta transformação”, concluiu.
 
Durante a plenária, foi lançada ainda a Rota de Prêmios da CDL que, com patrocínio da CVC e da Uvel, irá distribuir , neste ano, 40 vale -compras, um cruzeiro e dois Onix, em comemoração aos dias das mães, dos namorados e dos pais.
 
Também participou do encontro a coordenadora do Procon, Samira Leutprecht, que falou sobre a importância de um bom relacionamento entre o setor e o órgão, e divulgou o Selo Amigo do Consumidor. A plenária da CDL reuniu associados, convidados e imprensa.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Economia

Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá

Por meio da plataforma Jaraguá Mais Empregos, o interessado pode verificar as oportunidades de trabalho, fazer o cadastro e se inscrever em cursos de qualificação profissional
Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de Economia