Mobilidade
ECONOMIA

Paulinho critica Doria e defende retirada de Estados da reforma

23 Abr 2019 - 18h08Por Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli

O deputado Paulo Pereira da Silva (SD/SP) defendeu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a retirada da proposta de reforma da Previdência dos dispositivos que vinculam as regras para os servidores federais ao funcionalismo dos Estados e municípios na comissão especial.

Com críticas diretas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que não vai votar essas mudanças, que afetam servidores, professores e policiais, enquanto o governador do seu Estado fica "lá numa boa" fazendo campanha para a Presidência da República.

"De jeito nenhum vamos fazer essa reforma aqui em Brasília", disse Paulo Pereira, ressaltando que os governadores têm falado mal da reforma. "Eles que façam a reforma lá nas assembleias", disse.

O deputado afirmou que conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre a retirada desses pontos. Segundo o deputado de São Paulo, o presidente lhe disse que é favorável à devolução para os Estados e municípios a tarefa de fazer as suas reformas. "Não aceitaremos a reforma. Temos que cuidar aqui a reforma do Brasil", disse.

Paulo Pereira da Silva também disse que na comissão especial o Solidariedade não vai aceitar as mudanças na aposentadoria rural, BPC (benefício assistencial para idosos), aposentadoria das professoras e abono salarial.

"Não concordamos que professoras e professores tenham a mesma idade de aposentadoria (60 anos)", defendeu.

Para ele, foi uma vitória inédita a retirada de pontos da proposta da PEC na PEC. O seu partido integra o Centrão, que comandou essa articulação de mudança na reforma ainda na CCJ.

O deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) defendeu a manutenção dos dispositivos da reforma que alcançam Estados e municípios. "Precisamos sim (desses dispositivos) que os governadores parem de enganar o povo", disse Geninho.

"Não adianta ser tigrão em Brasília e tchutchuca nos Estados", disse o deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), endossando a reclamação da postura dos governadores sobre a reforma.

Matérias Relacionadas

Economia

Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria

O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio
Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Ver mais de Economia