ECONOMIA

Opep+ sabe que precisa estender corte na produção, diz ministro saudita

18 Mar 2019 - 06h41Por Sergio Caldas

O ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, disse nesta segunda-feira que há um consenso geral na Opep+ sobre a necessidade de estender os cortes na oferta de petróleo do grupo. A Opep+ reúne a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e dez aliados liderados pela Rússia.

No fim do ano passado, a Opep+ decidiu reduzir sua produção em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) durante o primeiro semestre de 2019, como parte de uma estratégia para conter a oferta global excessiva e impulsionar os preços do petróleo. A Opep se responsabilizou por um corte de 800 mil bpd e os aliados, pelos demais 400 mil bpd.

Al-Falih, que falou durante reunião de dois dias da Opep+ que se encerra hoje no Azerbaijão, disse que ainda há excesso de oferta no mercado de petróleo e que, enquanto os estoques continuarem subindo, os grandes produtores não mudarão sua estratégia atual de restringir a oferta.

O ministro também destacou que a Opep+ deseja ver o impacto de sanções impostas pelos Estados Unidos ao petróleo do Irã e da Venezuela antes de mudar de rumo.

Al-Falih comentou ainda que é preciso reconsiderar se há necessidade de a Opep+ realizar outro encontro em abril, uma vez que os produtores não conseguirão decidir até lá sobre os níveis da oferta do segundo semestre. O saudita ressaltou, porém, estar confiante de que a Opep+ irá cumprir ou até exceder suas cotas de redução na produção nas próximas semanas.

Al-Falih disse também que os investimentos no setor petrolífero vêm apresentando uma modesta recuperação e que serão necessários gastos de US$ 11 trilhões nas duas próximas décadas para atender o crescimento na demanda por petróleo. Com informações da Dow Jones Newswires.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Bolsonaro sanciona projeto que dá autonomia ao Banco Central

Medida prevê mandatos para dirigentes do órgão
Bolsonaro sanciona projeto que dá autonomia ao Banco Central
Economia

Dólar tem pequena queda e fecha a R$ 5,42

Bolsa sobe 0,38% em dia de recuperação
Geral

Prefeito e vice participam da plenária da CDL de Jaraguá desta quarta

Eles falam sobre os projetos para a gestão 2021-2024.
Prefeito e vice participam da plenária da CDL de Jaraguá desta quarta
Economia

Presidente da Fapesc visita Jaraguá do Sul

Fábio Zabot Holthausen veio a Jaraguá para estreitar laços, trocar ideias e visitar, novamente, o Centro de Inovação - NovaleHub no bairro Três Rios do Sul.
Presidente da Fapesc visita Jaraguá do Sul
Ver mais de Economia