ECONOMIA

Nova titular da Susep defende desregulamentação e menor presença do Estado

22 Mar 2019 - 19h53Por Renata Batista e Vinicius Neder

A nova titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Paiva Vieira, assumiu nesta sexta-feira, 22, defendendo a desregulamentação do mercado de seguros e a redução do tamanho do Estado no setor. Em seu discurso de posse, Vieira disse que há muito a fazer para desenvolver o mercado de seguros no País, que considera incipiente. Entre os focos, destacou o desenvolvimento de seguros para o setor de infraestrutura.

"Temos muito o que fazer e desenvolver (no mercado de seguros). Temos que entender porque somos tão incipientes em seguros, principalmente em infraestrutura, que representa 3% do PIB no resto do mundo e, no Brasil, apenas 0,5%", afirma.

Vieira questionou a participação estatal no setor. Defendeu a redução do tamanho do Estado também no setor de seguros. Para ela, é preciso identificar as razões que fazem o Estado ser hoje o maior fornecedor de seguros do Brasil. "Com FGTS, com seguro desemprego, com seguro rural", disse.

"Por que os prêmios não caíram? Porque o IRB ainda tem golden share sem contar com participação do BB de 15%?", questionou.

A executiva, que trabalhou na equipe de transição que formulou a proposta de reforma da Previdência, destacou sua trajetória no setor público. A criação do fator previdenciário, na década de 90, é atribuída a ela, que, depois, passou pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela antiga Superintendência de Previdência Complementar (atual Previc), pelo BNDES, entre outros órgãos.

"Participei do desafio de criar a proposta da Nova Previdência, que espero ver aprovada ainda esse ano", disse, destacando que o "processo decisório é tarefa difícil e às vezes solitária". "Nunca entendi como o coletivo pode ser capturado pelo individual. E aprendi como é difícil superar a resistência das corporações", acrescentou.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia