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Dia das Mães

Necessidade das mães deve orientar a compra do presente

O consumidor irá gastar em média R$ 191 com as compras para esta data

08 Mai 2019 - 06h00Por Boa Vista SCPC

Para decidir o que comprar neste Dia das Mães, 53% dos cerca de 1.200 entrevistados pela Boa Vista, em sua tradicional pesquisa que tem como objetivo identificar o comportamento de compras dos brasileiros nesta data comemorativa, disseram que irão observar o que a mãe ou pessoa que pretendem presentear realmente necessita. 

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Realizada em abril, com consumidores de todo o país, a pesquisa da Boa Vista constatou que outros 20% deixarão a surpresa de lado e perguntarão diretamente à pessoa o que deseja ganhar. Outros 15% informaram que pesquisarão o que comprar na internet. 9% pedirão sugestão a parentes/amigos. 3% se nortearão pelas propagandas de TV.

De um modo geral, 68% dos consumidores entrevistados informaram que irão comprar presentes neste Dia das Mães. Destes, 26% alegaram que pretendem gastar mais este ano do que na comparação com o ano passado (eram 33% em 2018). 55% disseram que irão gastar a mesma quantia (contra 47% na data passada) e 19% gastarão menos (contra 20%).

93% dos consumidores que declararam que irão comprar vão presentear as mães. No entanto, 32% dos consumidores irão presentear mais de uma pessoa nesta data. As sogras e avós entram na lista com 35% das menções.

Quando comprarão?
70% dos entrevistados disseram que lembram de comprar o presente em função da proximidade da data comemorativa. Por conta deste comportamento, 74% farão a compra do presente na semana do Dia das Mães, sendo que 19% deixarão para a última hora (na véspera ou mesmo no dia). Por outro lado, 26% disseram que compram duas semanas ou mesmo em até um mês antes.

Onde comprarão?
87% dos consumidores irão comprar os presentes de Dia das Mães em Lojas Físicas (destes, 47% em Lojas de Rua). Outros 36% irão recorrer às Lojas de Shoppings, 14% aos Grandes Magazines e 3% em Supermercados e Hipermercados. 13% farão a compra pela Internet.

O que comprar?
60% comprarão itens de uso pessoal para presentear neste Dia das Mães (vestuário, calçados, cosméticos, etc.). Destes, 30% referem-se especificamente à compra de itens de vestuário, 23% perfumaria e acessórios e 7% joias e relógios. Outros 15% irão comprar móveis, eletrodomésticos e itens para casa. Outros 11% itens relacionados a entretenimento (jantar, livro, viagem). 7% flores. 4% celular ou smartphone. E 1% eletrônicos e itens de informática.

Valor gasto e meio de pagamento
76% pretendem gastar até R$ 200 com a compra do presente para o Dia das Mães, percentual que permaneceu estável com relação à mesma data passada. No geral, o consumidor irá gastar em média R$ 191 com o presente, contra R$ 196 comparado ao ano de 2018.

68% dos consumidores irão comprar o presente do Dia das Mães e pagar à vista (mesmo % registrado em 2018). Destes, 42% farão com o débito e 41% com dinheiro em espécie. 16% farão uso do cartão de crédito sem parcelamento e 1% por meio de boleto.

Pagar à vista ou a prazo
Outros 32% irão comprar os presentes de Dia da Mães e optar por parcelar o valor gasto. 88% utilizarão o cartão de crédito, 9% do carnê e boleto e apenas 3% o débito programado em conta.

Não vou comprar porque...
32% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista afirmaram que não irão comprar presentes neste Dia das Mães. 50% porque estão endividados ou sem condições financeiras (em 2018 eram 47% nessa condição). 15% porque estão desempregados (contra 19% no ano passado). 15% porque não costumam presentear nesta data e outros 20% por outros motivos.


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