Economia

Multinacional americana projeta fortalecimento no mercado com a nova unidade em SC

SDS e Investe SC recepcionaram investidores em Florianópolis

15 Fev 2019 - 13h30Por SDS

Com uma estimativa de gerar entre 600 e 800 vagas de emprego até 2022, e uma expectativa de investimento, em longo prazo, de até R$ 20 milhões, a multinacional americana Cooper Standard, líder global em fornecimento de sistemas e componentes para a indústria automotiva, trabalha em importantes ações para fortalecer a sua presença no Brasil onde sua nova fábrica, na cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, tem papel fundamental para atender clientes da Região Sul do Brasil. A previsão que as instalações comecem a funcionar plenamente em setembro deste ano. 

A empresa que em 2018 foi premiada, com projetos de incentivo à inovação, na cidade de Atibaia (SP), possui também relevante preocupação com questões ambientais, e investem em projetos sociais. 

O secretário de Estado da SDS, Lucas Esmeraldino, ressalta a importância "do cidadão ter dignidade, emprego e renda e, para isto, é preciso que o Estado cumpra seu papel, entre os quais, está a atração de empresas. Santa Catarina recebe o investidor e dá todo suporte para que tenha todo apoio e segurança jurídica para aqui se desenvolver”, destaca. 

Nesta quarta-feira (13) ocorreu a primeira reunião em Florianópolis, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, entre os executivos da empresa, a diretoria de Desenvolvimento Econômico da SDS, representantes da Investe SC, agência de promoção de investimentos em Santa Catarina e a Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul. 

O secretário adjunto da SDS, Amandio Junior, destacou que o papel do Governo é desburocratizar o processo para a vinda de novas empresas no Estado. “É importante frisar que este trabalho é feito dentro de todo o processo legal que a empresa deve percorrer, porém, não devemos burocratizar este trâmite”, explicou ele, citando como exemplo, o trabalho realizado pela INVESTE SC, uma parceria entre Governo e a Federação das Indústrias de Santa Catarina, que busca ser um canal de apoio ao investidor que chega a Santa Catarina. 

O diretor administrativo da Cooper Standard na América do Sul, Jürgen Kneissler, lembra que a escolha por Santa Catarina foi estratégica já que a nova fábrica é dedicada aos principais clientes da Região Sul, como General Motors e Volkswagen. 

No Brasil, a nova unidade se soma a outras instalações da companhia em Atibaia (SP), Varginha (MG) e Camaçari (BA), fornecendo itens automotivos para os principais fabricantes instalados no Brasil. A unidade catarinense vai permitir a ampliação da empresa no mercado brasileiro.

“Conseguimos em tempo recorde obter as licenças e recebemos todo apoio logístico para a instalação rápida. Em Santa Catarina este processo aconteceu de forma ágil e sem burocracia”, avalia Kneissler. 

O diretor de Desenvolvimento Econômico da SDS, Antônio Slosaski, que também integra à equipe da INVESTE SC, lembra que quando o investidor chega ao Estado, tem muitas portas que precisa bater. “Somos parceiro da empresa e nosso trabalho é recepcionar o empresário aqui”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk, destaca a importância para o Município em receber empresas que vão gerar desenvolvimento econômico e social à região. 

“Nosso objetivo é diversificar a economia e gerar emprego e renda. Sem contar que esta empresa desenvolve um papel social junto à comunidade que, com certeza, irá estimular outras a fazerem o mesmo”, destacou Denk. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia