transito
Economia

Ministro recebe pedido de instalação de refinaria em SC

14 Jul 2011 - 11h47

O ministro das Minas e Energia, Édison Lobão, recebeu nesta quarta-feira o senador Casildo Maldaner e o coordenador do Fórum parlamentar catarinense, Edinho Bez, que apresentaram pedido para instalação de uma refinaria da Petrobras em Santa Catarina. O pleito, já apresentado também à ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, conta com apoio unânime dos membros do Fórum Parlamentar Catarinense, composto por senadores e deputados federais do Estado.

"Santa Catarina oferece vantagens para o Brasil e para a Petrobras", destacou o senador Casildo Maldaner, autor da proposta. O assunto foi discutido também na tribuna do Senado. Maldaner lembrou que o estado possui boa infra-estrutura logística, com sua rede portuária, levando em conta os campos de pré-sal em Itajaí. Além disso, apresenta mão-de-obra qualificada, com um parque industrial bem desenvolvido, além de pólos tecnológicos e de inovação. Atualmente, Santa Catarina é abastecida pela produção de derivados das refinarias do Paraná, em Araucária (REPAR) e do Rio Grande do Sul, em Canoas (REFAP).

O Brasil já alcançou a auto-suficiência na produção de petróleo, mas ainda não no refino. Ainda são importados derivados como querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo e óleo diesel. "Além disso, nossas refinarias foram construídas para o petróleo do Oriente Médio, de quando ainda importávamos o produto. Hoje precisamos de refinarias adaptadas ao petróleo brasileiro", destacou Maldaner.

No plano de negócios 2010-2014 da Petrobras, está prevista a construção de cinco refinarias, nos estados de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e no Rio de Janeiro. Os investimentos são estimados em US$ 73,6 bilhões. "Santa Catarina reúne todas as condições, e este pleito é de todos os catarinenses", destacou o deputado federal Edinho Bez.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, se comprometeu em encaminhar o pleito para o presidente da Petrobras, que realizará estudo de viabilidade técnica. "Se não for impossível, faremos o possível para que isso se concretize", afirmou Lobão.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela
INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Economia

Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá

Por meio da plataforma Jaraguá Mais Empregos, o interessado pode verificar as oportunidades de trabalho, fazer o cadastro e se inscrever em cursos de qualificação profissional
Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá
Ver mais de Economia