ECONOMIA

Mesmo com exterior negativo, Ibovespa sobe mais de 1% e recupera perdas

19 Fev 2019 - 12h03Por Karla Spotorno

Depois de fechar em queda de mais de 1% na segunda-feira, o Ibovespa começou o pregão com recuperação, subindo além dos 97 mil pontos, embora haja diferentes motivos para novas perdas. Entre esse fatores, os principais são a influência negativa do exterior, dúvidas sobre a tréplica de Gustavo Bebianno e seus aliados após a demissão do ministro e também as duas operações da Polícia Federal deflagradas nesta terça-feira, 19.

Sobre a inesperada crise política no coração do governo Bolsonaro, investidores estarão atentos "ao 'day-after' desse divórcio, situação que ainda pode reservar alguns motivos para cautela, especialmente se Bebianno direcionar munições (se é que tem) contra o Governo Bolsonaro", segundo o operador da H.Commcor Cleber Alessie Machado Neto.

Na avaliação de Luiz Mariano De Rosa, sócio da Improve Investimentos, o mercado precisa de um fato novo para ganhar impulso e assumir trajetória de alta. "Amanhã será um dia importante e terá esse fato novo, a apresentação da proposta da reforma da Previdência. Mas o presidente Jair Bolsonaro precisará apresentar equilíbrio", disse Mariano, que acredita na execução bem-sucedida dos planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, mas se diz surpreso com o tamanho da crise Bebianno.

"Não esperava falar disso agora no governo Bolsonaro . 'Laranjas', corrupção são assuntos dos governos anteriores", diz o assessor de investimentos. "Para mim, que estou disposto a acreditar que vai dar certo, vida que segue. Mas o vídeo de ontem de Bolsonaro não convenceu muito, não", afirmou.

Na avaliação do analista-chefe da XP Investimentos, Karel Luketic, a perspectiva para a Bolsa no médio e longo prazo continua sendo de alta. Para o curto prazo, contudo, Luketic recomenda proteção devido à provável forte volatilidade.

Sobre as ações da Polícia Federal nesta terça-feira, um dos destaques é a prisão de Paulo Vieira de Souza, que foi diretor da Dersa durante a gestão Geraldo Alckmin, na operação Ad Infinitum da Lava Jato.

Outro destaque é a prisão do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, na operação Fantoche. Esta investiga crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Segundo a PF, um grupo de empresas atuava desde 2002 executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado "Sistema S".

Na operação que atinge núcleo importante do PSDB, a Polícia Federal também tem como foco outro expoente do PSDB, o ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira (Governo Temer/Relações Exteriores). Ele é alvo de buscas nessa operação. Por um lado, a operação de hoje gera instabilidade nesta ala tucana. Por outro lado, pode fortalecer a ala do PSDB que, ao longo da campanha eleitoral de 2018, distanciou-se dos "tucanos tradicionais" e aproximou-se de Jair Bolsonaro.

Às 10h38, o Ibovespa subia aos 97.497,49 pontos (+1,02%), nova máxima. A ação mais negociada era a da Petrobras (PN +0,97%), que ontem anunciou aumento de 2,5% no preço médio da gasolina. Os índices acionários futuros em NY e as bolsas na Europa seguiam em queda. O clima em Wall Street é de cautela antes de mais uma rodada de discussões comerciais entre EUA e China, que começa hoje em Washington e se estende até sexta-feira.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Preço do pão francês deverá ser fixado próximo ao balcão de venda

Regras de comercialização do produto foram publicadas hoje no DOU
Preço do pão francês deverá ser fixado próximo ao balcão de venda
Economia

Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos

A WEG fornecerá as estações de recarga para veículos elétricos e a EDP será responsável pelas vistorias e pela instalação dos equipamentos
Renault, WEG e EDP fazem parceria para expandir estações de recarga para veículos elétricos
Economia

Presidente sanciona a Lei Orçamentária de 2021 com veto parcial

Texto também terá bloqueio administrativo
Presidente sanciona a Lei Orçamentária de 2021 com veto parcial
Política

Maioria do STF vota para manter decisão que considerou Moro parcial

Julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Marco Aurélio
Maioria do STF vota para manter decisão que considerou Moro parcial
Ver mais de Economia