Dia internacional das Mulheres
ECONOMIA

Merkel diz que UE fará juízo sobre adiar Brexit após ouvir avaliação de May

21 Mar 2019 - 12h17Por Nicholas Shores

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, destacou em sua chegada para a cúpula do Conselho Europeu, em Bruxelas, que os chefes de governo dos 27 Estados-membros remanescentes na União Europeia após o Brexit farão o seu "juízo" sobre o pedido do Reino Unido por um prazo estendido após ouvirem a avaliação da primeira-ministra Theresa May sobre a situação em seu próprio território.

Assim como no pronunciamento que realizou no Bundestag (o Parlamento alemão) no início desta manhã, Merkel reforçou que a UE deve se esforçar para encontrar uma solução que leve a uma separação ordenada "até o último minuto".

Poucos minutos antes, May evitou responder diretamente às perguntas de repórteres sobre se estaria disposta a conduzir uma saída britânica sem acordo em 29 de março na hipótese de o Parlamento britânico rejeitar o seu acordo pela terceira vez, em uma eventual nova tentativa na semana que vem.

A possibilidade de uma separação turbulenta daqui a oito dias se desenha na medida em que, diante do pedido da líder conservadora por um adiamento do divórcio para 30 de junho, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os 27 Estados-membros poderiam concedê-lo, mas sob a condição de que a Câmara dos Comuns desse o seu "sim" à proposta já negociada entre Londres e Bruxelas.

Se o Reino Unido recebesse uma extensão "curta" do prazo, disse May, então o Parlamento britânico teria o tempo para entregar o resultado do plebiscito ao povo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal

Marca apresenta peças atemporais como moletons, malhas texturizadas, calças jogger, jeans e tricôs clássicos para serem usados por vários invernos
Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal
Geral

Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro

A partir de agora, os municípios irão dividir custos para manutenção e disponibilização de material/equipamento para a manutenção da via. 
Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro
Economia

Corupá está com vagas de trabalho abertas

Confira as oportunidades de emprego nas empresas do município
Corupá está com vagas de trabalho abertas
Economia

Entenda as mudanças da PEC Emergencial

Proposta reinstitui auxílio em troca de medidas de ajuste fiscal
Entenda as mudanças da PEC Emergencial
Ver mais de Economia