Economia

Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório

Jaraguá do Sul é um dos primeiros municípios a aprovar esta lei. O objetivo é possibilitar que empresas, já constituídas, tenham autorização temporária para testar negócios inovadores

22 Jul 2021 - 16h32Por Janici Demetrio
Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito Antídio Lunelli sancionou, nessa quarta-feira (21), a Lei Nº 8.746/2021, que regulamenta a constituição e estabelece normas gerais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental, também denominado “Sandbox Regulatório”, no Município de Jaraguá do Sul.

A lei possibilitará que empresas, já constituídas, tenham autorização temporária para que possam testar modelos de negócios inovadores com clientes reais, mediante o cumprimento de requisitos de regulação simplificados, garantindo mais liberdade econômica e jurídica.

“É importante esta possibilidade de trazer e fomentar novos negócios para Jaraguá do Sul. Esta lei representa um avanço muito significativo nos processos, pois as empresas inovadoras poderão testar suas invenções em espaços públicos do município”, comentou o prefeito Antídio Aleixo Lunelli, durante a assinatura da lei.

O presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, afirmou que a criação da lei é um símbolo do comprometimento do poder público, flexibilizando regras locais para estimular o desenvolvimento econômico.

“É mais um instrumento para fomentar a inovação e disseminar a cultura empreendedora em suas mais diversas áreas de atuação”, destacou Pacher, citando que Jaraguá do Sul é um dos primeiros municípios do país a ter esta lei aprovada.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, a lei incentivará a criação de emprego e renda, mediante o aumento e a diversificação das atividades econômicas que tenham por base a geração e a aplicação de conhecimento técnico e científico.

“Buscamos, cada vez mais, diminuir custos e tempo de maturação no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores em Jaraguá do Sul, aumentando a taxa de sobrevivência e sucesso das empresas locais”, pontua.

As autorizações serão concedidas pelo Poder Executivo por um ano, prorrogáveis por mais um ano. Após a lei entrar em vigor, o Executivo ainda precisará regulamentar a proposta, através de decreto, estabelecendo as regras para a participação das empresas no projeto.
 

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Economia

Há quatro anos, pandemia de Covid-19 paralisava atividades econômicas em Santa Catarina

À medida que a crise na saúde afetava as decisões no âmbito federal e estadual, a pandemia afetou o setor econômico catarinense
Há quatro anos, pandemia de Covid-19 paralisava atividades econômicas em Santa Catarina
Economia

Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano
Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta
Economia

Indústria de SC inicia 2024 com ajuste na produção

Queda de 3,1% representa correção ao movimento atípico de dezembro nos segmentos de confecção e produtos de metal, quando subiram expressivamente. Setores são relevantes para SC e afetam diretamente os resultados do primeiro mês do ano
Indústria de SC inicia 2024 com ajuste na produção
Ver mais de Economia