Mobilidade
ECONOMIA

Líder do PSDB diz que articulação política por parte do governo é zero

16 Abr 2019 - 18h18Por Fabrício de Castro

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), fez uma crítica direta à articulação do governo no Congresso para a aprovação da reforma da Previdência. Após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na sede do ministério, ele afirmou que a falta de articulação "é um dos grandes problemas que o governo enfrenta hoje". "A articulação política hoje é zero por parte do governo", acrescentou.

Sampaio lembrou que o governo de Jair Bolsonaro enfrenta dificuldades dentro do próprio partido, o PSL, e também para constituir uma base de apoio. Segundo ele, muitos partidos estão apoiando a reforma dentro da Câmara porque acreditam na importância da matéria. "O PSDB tem autonomia, independência, não é base do governo, mas quer ajudar o País", citou.

O deputado e membros da bancada do PSDB estiveram em reunião nesta terça com Guedes e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para discutir pontos da reforma. "Foi uma reunião importante para colocar ao ministro não só o sentimento conceitual favorável à reforma, como também para colocar quais são os assuntos que nos afligem", disse Sampaio.

Entre esses assuntos, estão pontos ligados à transição, ao envolvimento dos Estados e municípios, à aposentadoria rural, ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), à aposentadoria por invalidez e à pensão por morte", disse Sampaio. "Precisamos de dados para saber quais as sugestões de melhoramento que poderemos fazer", acrescentou o líder do PSDB, lembrando que Guedes assumiu o compromisso de abrir os números na primeira audiência pública da comissão especial para debater o tema.

Sampaio afirmou ainda que a reforma deve ser votada ainda nesta terça ou na manhã desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. "O importante é podermos discutir a Previdência na comissão especial o quanto antes", acrescentou. "Previdência é tema urgente para o Brasil. Quanto antes for instalada a comissão especial, melhor."

Matérias Relacionadas

Economia

Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria

O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio
Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Ver mais de Economia