ECONOMIA

Langoni fará agenda para abertura econômica

21 Dez 2018 - 10h10Por José Fucs

Mais um ex-aluno da Universidade de Chicago, templo do pensamento liberal, deverá fazer parte da equipe econômica do governo Bolsonaro. É o economista Carlos Geraldo Langoni, ex-presidente do Banco Central e diretor do Centro de Economia Mundial (CEM), ligado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio, o primeiro brasileiro a obter o Ph.D. em economia em Chicago, em 1970. Langoni, que se autodenomina, em tom de gozação, de "Chicago grandfather", aceitou o convite do futuro ministro da Economia Paulo Guedes, também ex-aluno da escola americana, para participar da elaboração e da implementação de uma agenda para abertura econômica do País.

Segundo apurou o Estado, a forma como a colaboração será formalizada ainda não está definida, mas o mais provável é que ele atue como "assessor estratégico" de Guedes e não por meio de um cargo oficial. Sua maior missão será ajudar a modernizar a Câmara de Comércio Exterior (Camex), antes vinculada ao ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), agora incorporado pelo ministério da Economia, e a "mudar a cultura" do setor no Brasil, historicamente ancorada no protecionismo.

Responsável pela definição das diretrizes de comércio exterior, fixação das alíquotas de importação e negociação de acordos multilaterais e bilaterais, a Camex acabou se tornando nos últimos governos, de acordo com analistas de mercado, um órgão "burocrático e obsoleto".

Pânico. De acordo com integrantes da equipe de transição, Langoni tem procurado tranquilizar os empresários, dizendo que não há "motivo para pânico" com a abertura econômica a ser efetuada pelo novo governo. Ele pretende propor uma agenda gradual, que seja previsível e tenha "prazo de validade", sem se estender por anos a fio. A abertura deverá incluir não apenas a liberalização do comércio externo do País, mas também os investimentos e a transferência de tecnologia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Economia

Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil

Com este desenvolvimento natural, impulsionado pela geração de vagas de emprego e importantes obras estruturais, o município também ganha um novo conceito de empreendimento, representado pelo Residencial Torres de Turim
Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil
Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Ver mais de Economia