ECONOMIA

Juros fecham em queda com IPCA de abril abaixo da mediana das estimativas

10 Mai 2019 - 19h20Por Denise Abarca

O mercado de juros encerrou a semana com forte alívio nos prêmios de risco, patrocinado pela percepção crescente nos últimos dias de que o Banco Central poderá iniciar um ciclo de cortes na Selic ainda este ano. Embora isso não se traduza ainda claramente, já é perceptível na curva a termo a precificação de quedas da taxa básica em algumas reuniões do Copom no segundo semestre. Na esteira do comunicado do Copom, na quarta-feira, e dos dados do varejo, na quinta, nesta sexta-feira, 10, foi o IPCA de abril abaixo da mediana das estimativas do mercado a responder pelo fechamento em baixa das taxas, com exceção das de curtíssimo prazo, que terminaram estáveis.

O volume de contratos negociados voltou a chamar a atenção nos prazos curtos e intermediários, justamente onde estão concentradas as apostas para a política monetária nos próximos meses. A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 fechou na máxima de 6,395%, de 6,405% na quinta no ajuste e 6,465% na sexta-feira passada. A do DI para janeiro de 2021 recuou de 6,931% para 6,88%, de 7,05% na sexta-feira anterior. O DI para janeiro de 2023 encerrou com taxa de 7,99%, de 8,062% quinta no ajuste e 8,14% na última sexta. E a do DI para janeiro de 2025 caiu de 8,583% no ajuste de quinta para 8,53%, com fechamento na sexta-feira passada em 8,67%.

O IPCA desacelerou de 0,75% em março para 0,57% em abril, variação abaixo da mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, de 0,63%, e perto do piso do intervalo, que ia de 0,54% a 0,71%. Mesmo sendo o patamar mais elevado do indicador para o mês desde 2016, o mercado fez uma leitura positiva dos preços de abertura, de que a alta da inflação esteve concentrada em preços controlados, como remédios e gasolina. O IPCA em 12 meses ficou em 4,94%, também abaixo da mediana das previsões, de 5,00% (intervalo de 4,90% a 5,10%). A meta de inflação para 2019 é de 4,25%.

"Provavelmente chegamos ao teto da inflação este ano e a tendência é cair a partir de agora. As medidas de núcleo estão rodando baixas - e estariam ainda mais não fossem ruídos extemporâneos -, o que conspira para uma curva mais comportada hoje (sexta)", disse o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.

Entre os economistas, o cenário para a Selic está bem dividido. Os que não contam com afrouxamento da política monetária no curto prazo lembram que o Banco Central tem mantido um discurso conservador e que a inflação atualmente está rodando acima do centro da meta. De outro lado, grandes instituições do mercado financeiro já ajustaram seu cenários para a Selic fechando o ano num patamar mais baixo. Nesta sexta o Bradesco revisou sua expectativa para o fim de 2019, de 6,50% para 5,75%. Ao mesmo tempo, a previsão para o PIB 2019 também caiu, de 1,90% para 1,10%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia