ECONOMIA

Juros fecham em queda, com exterior, Previdência e caminhoneiros no radar

18 Abr 2019 - 19h03Por Denise Abarca

O estresse com a reforma da Previdência nos últimos dias que adicionou prêmios à curva de juros atraiu doadores ao mercado nesta quinta-feira, 18, e, mesmo sendo véspera de feriado prolongado, teve bom giro de contratos. O clima externo ajudou e as taxas estiveram em queda desde a manhã, absorvido o adiamento da votação do parecer sobre a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a semana que vem. O reajuste anunciado pela Petrobras para o diesel em R$ 0,10 por litro foi bem recebido, assim como a entrevista do ministro da Economia, Paulo Guedes, quarta à noite. Por outro lado, a possibilidade de nova greve dos caminhoneiros nos próximos dias esteve no radar.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 fechou a sessão regular em 6,495%, de 6,541% na quarta no ajuste, e a do DI para janeiro de 2021 recuou de 7,122% para 7,03%. A taxa do DI para janeiro de 2023 fechou em 8,21%, de 8,312% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2025 caiu de 8,842% para 8,77%. Apesar da frustração com a postergação da votação da reforma na CCJ, as taxas fecharam a semana em níveis mais baixos em relação aos da sexta-feira passada.

O mercado esteve sujeito a aspectos mais técnicos, além da percepção de que a atividade ruim pode resultar em queda da Selic ainda em 2019. "A posição técnica mais 'light' do mercado no pré ajudou, além do cheiro de que a atividade está mesmo muito fraca", disse o gestor de renda fixa da Absolute Investimentos, Mauricio Patini. No exterior, a quinta-feira foi de queda no rendimento dos títulos das principais economias, como dos Treasuries norte-americanos e dos bunds alemães.

As mínimas do DI foram atingidas na última hora da sessão regular, atribuídas à informação de que o presidente Jair Bolsonaro estaria disposto a negociar ministérios com partidos que fecharem questão a favor da reforma da Previdência, trazida pela coluna Radar, no site da revista Veja.

Outro assunto que repercutiu nas mesas foi o reajuste no preço do diesel, que o mercado viu como uma vitória da equipe econômica, mesmo com o aumento da possibilidade de greve dos caminhoneiros nos próximos dias. "O movimento parece que está dividido e isso alivia um pouco as preocupações", disse um gestor. O líder do Comando Nacional do Transporte (CNT), Ivar Schmidt, acredita que é cedo para uma paralisação, "mas se tiver mais dois reajustes já seria motivo para uma nova greve". Já o representante dos caminhoneiros Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco, disse que a categoria iniciará uma paralisação a partir da meia-noite do dia 29 de abril.

A solução pode passar pela seara tributária. O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu à sua equipe que estude "possibilidades de mudanças na tributação dos combustíveis". O ministro considera que, como o peso dos impostos representa 46% no valor do diesel, a saída precisa passar pelo campo tributário.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia