ECONOMIA

Juros fecham em baixa, com leitura positiva das manifestações pró-governo

27 Mai 2019 - 19h02Por Denise Abarca

A última semana de maio começou com os juros futuros retomando a trajetória de baixa após a pausa vista na sexta-feira, quando encerraram o dia estáveis depois de recuarem por quatro sessões. O principal fator a explicar o alívio nas taxas foi a leitura de que as manifestações do domingo em defesa do governo, da reforma da Previdência e contra os parlamentares do Centrão, nas ruas de vários Estados do Brasil, tiveram adesão acima da esperada, o que anima sobre a tramitação das matérias no Congresso. Até porque a segunda-feira, 27, teve agendas econômica e política esvaziadas, além dos feriados nos Estados Unidos e Reino Unido terem comprometido a liquidez dos negócios.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 fechou em 6,750%, de 6,791% no ajuste de sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2023 caiu de 7,952% para 7,91%. A taxa do DI para janeiro de 2025 encerrou a 8,52%, de 8,572%.

Os juros já começaram o dia em queda, diante da avaliação positiva sobre os atos nas ruas neste domingo e atingiram mínimas entre o fim da manhã e o meio da tarde, quando, então, um aumento da pressão do câmbio afastou as taxas dos patamares mais baixos do dia.

"Esperávamos que fossem fracas as manifestações, e até o próprio presidente Bolsonaro parece que achava isso para ter dito que não participaria, mas o que vimos ontem foi realmente maior do que o esperado", disse a gestora de renda fixa da Mongeral Aegon Investimentos, Patricia Pereira.

Para ela, a reação do mercado foi uma combinação das manifestações com a entrevista de Bolsonaro à rede Record, no domingo à noite. "Ele teve uma comportamento de presidente da República, afirmando que a reforma (da Previdência) não tem de ter paternidade, se desculpando aos estudantes, entre outras coisas. Não capitalizou as manifestações em causa própria, como poderia. Os protestos, se não chegaram a ser um superevento, foram na medida correta para que ele tivesse esta postura institucional", explicou.

Os eventos da semana, no entanto, devem testar o bom humor dos investidores. "O segundo tempo começa amanhã", disse Patricia.

Nesta terça-feira, na volta do Congresso, a conferir se haverá retaliação dos parlamentares ao resultado dos protestos, do qual boa parte foi alvo, em especial o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No Senado, a expectativa na terça é pela votação da Medida Provisória (MP) 870, da reforma administrativa, que pode caducar se não for aprovada até o dia 3, e que pode voltar a ser problema para o governo.

Na quinta-feira, estão programados novos protestos no País contra bloqueio de recursos para a Educação e, na agenda econômica, sai o PIB do primeiro trimestre. O consenso de mercado é de um número negativo, que deve endossar a avaliação de que o PIB de 2019 este ano ficará em torno de 1%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia