ECONOMIA

Juros fecham em alta refletindo preocupação com Previdência se Bebianno sair

18 Fev 2019 - 17h54Por Denise Abarca

Os juros futuros fecharam a sessão regular desta segunda-feira, 18, em alta nos contratos de médio e longo prazos, enquanto os curtos encerraram perto dos ajustes das sexta-feira. O avanço foi mais acentuado nos vencimentos a partir de 2023, mais sensíveis ao risco fiscal, refletindo os temores sobre o futuro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, em caso de demissão do ministro da Secretaria-Geral da Previdência, Gustavo Bebianno. A exoneração dele já foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas ainda não foi publicada no Diário Oficial.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 fechou em 6,395%, ante 6,370% no ajuste de sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2021 subiu de 6,931% para 7,00%. A taxa do DI para janeiro de 2023 avançou de 8,022% para 8,12% e a do DI para janeiro de 2025, de 8,531% para 8,66%.

Bebianno vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, o mesmo do presidente Bolsonaro.

A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), um dos filhos do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente. O ministro disse estar sendo ameaçado.

O mercado vê o episódio com preocupação, pois o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu que uma eventual saída de Bebianno poderia afetar a tramitação da reforma.

Além do atraso, outro temor é de uma diluição adicional no ajuste fiscal trazido na proposta como retaliação do partido. "Pelo episódio em que foram colocadas eventuais prestações de contas e licitações de recursos em Pernambuco, a demissão do Bebianno seria uma coisa absolutamente injusta", afirmou o senador Major Olímpio (PSL-SP), mas ele negou que isso possa alterar o cenário para reformas. "Não vai modificar em absolutamente nada".

Segundo o secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, Bolsonaro vai entregar pessoalmente a proposta de reforma no Congresso na quarta-feira, quando também haverá entrevista coletiva para detalhar a proposta.

Numa segunda-feira, em que os mercados norte-americanos estiveram fechados em função do feriado do Dia do Presidente nos EUA, o "caso Bebianno" foi praticamente o único condutor dos negócios domésticos, justificando também as perdas da Bolsa e a pressão no câmbio e liquidez fraca em todos os ativos locais.

Às 16h29, o dólar à vista estava em R$ 3,7322 (+0,73%) e o Ibovespa caía 0,91%, abaixo dos 97 mil pontos.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia