ECONOMIA

Juro no crédito livre vai a 39,0% em março; taxa do cheque especial sobe a 322,7%

26 Abr 2019 - 12h39Por Fabrício de Castro

A taxa média de juros no crédito livre subiu de 38,6% ao ano em fevereiro para 39,0% ao ano em março, informou nesta sexta-feira, 26, o Banco Central. Em março de 2018, essa taxa estava em 41,4% ao ano.

Para pessoas físicas, a taxa média de juros no crédito livre passou de 53,1% para 53,7% ao ano de fevereiro para março, enquanto para pessoas jurídicas permaneceu em 19,7% ao ano.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa passou de 317,9% ao ano para 322,7% ao ano de fevereiro para março. No crédito pessoal, a taxa passou de 45,3% para 45,2% ao ano.

Desde julho do ano passado, os bancos estão oferecendo um parcelamento para dívidas no cheque especial. A opção vale para débitos superiores a R$ 200.

A expectativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) era de que essa migração do cheque especial para linhas mais baratas acelerasse a tendência de queda do juro cobrado ao consumidor. Em junho de 2018, antes do início da nova dinâmica, a taxa do cheque especial estava em 304,9% ao ano.

Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central mostraram ainda que, para aquisição de veículos, os juros foram de 22,0% ao ano em fevereiro para 21,4% em março.

A taxa média de juros no crédito total, que inclui operações livres e direcionadas (com recursos da poupança e do BNDES), foi de 25,0% ao ano em fevereiro para 25,3% ao ano em março. Em março de 2018, estava em 26,1%.

ICC

Já o Indicador de Custo de Crédito (ICC) caiu 0,1% em março ante fevereiro, aos 21,0% ao ano. O porcentual reflete o volume de juros pagos, em reais, por consumidores e empresas no mês, considerando todo o estoque de operações, dividido pelo próprio estoque.

Na prática, o indicador reflete a taxa de juros média efetivamente paga pelo brasileiro nas operações de crédito contratadas no passado e ainda em andamento.

Spread

O spread bancário médio no crédito livre subiu de 31,3 pontos porcentuais em fevereiro para 31,6 pontos porcentuais em março, informou o Banco Central.

O spread médio da pessoa física no crédito livre subiu de 45,3 para 46,0 pontos porcentuais no período. Para pessoa jurídica, o spread médio passou de 13,1 para 12,8 pontos porcentuais.

O spread médio do crédito direcionado foi de 4,0 para 4,1 pontos porcentuais de fevereiro para março.

Já o spread médio no crédito total (livre e direcionado) subiu de 19,0 para 19,2 pontos porcentuais no período.

Inadimplência

A taxa de inadimplência no crédito livre seguiu em 3,9% na passagem de fevereiro para março, informou o Banco Central. Em março de 2019, a taxa estava em 4,8%.Para pessoa física, a taxa de inadimplência seguiu em 4,7%. Para as empresas, a taxa permaneceu em 2,8%.

A inadimplência do crédito direcionado foi de 1,8% para 1,9% de fevereiro para março. Já o dado que considera o crédito livre mais o direcionado mostra que a taxa de inadimplência passou de 2,9% para 3,0%.

Endividamento

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro ficou em 43,1% em fevereiro, ante 42,8% em janeiro, informou o Banco Central. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento foi de 24,6% em fevereiro, ante 24,3% em janeiro.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses. Além disso, incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (Pnad) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas do IBGE.

Segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiu 19,9% em fevereiro, ante 19,8% em janeiro. Descontados os empréstimos imobiliários, o comprometimento da renda seguiu em 17,4% na passagem de janeiro par fevereiro.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia