feirão de empregos
ECONOMIA

Intenção de Consumo das famílias cai 1,9% em abril ante março, diz CNC

26 Abr 2019 - 12h04Por Vinicius Neder

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,9% em abril ante março, para 96,2 pontos. É a segunda queda mensal consecutiva em 2019, após o recuo de 0,4% em março ante fevereiro, informou nesta sexta-feira, 26, a entidade.

Com a leitura de abril, o ICF continua abaixo da zona de satisfação, de 100 pontos. Segundo a CNC, desde abril de 2015, quando atingiu 102,9 pontos, o ICF não ultrapassa essa marca.

Além da segunda queda consecutiva, a CNC destacou, em nota, que todos os subíndices do ICF apresentaram queda na passagem de março para abril. Isso não acontecia desde julho do ano passado, "quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros", diz a nota da CNC.

Os subíndices Momento para Duráveis (-5,8%) e Perspectiva de Consumo (-3,3%) foram os que mais influenciaram a retração no ICF, seguidos pela Perspectiva Profissional (-1,7%) e a avaliação quanto ao Emprego Atual (-1,6%).

Para a CNC, a retração no ICF de abril demonstra maior cautela das famílias para consumir diante do aumento dos preços, dos juros altos e do nível de endividamento.

"As incertezas de curto prazo quanto aos rumos da economia, em virtude principalmente das dificuldades de melhora no mercado de trabalho, contribuíram para compor um quadro de relativo desânimo entre as famílias brasileiras", diz a nota da entidade.

Matérias Relacionadas

Economia

Mercado de carros seminovos bate recorde em 2024

Comprar um seminovo pode ser uma excelente opção, também em 2025
Mercado de carros seminovos bate recorde em 2024
Economia

Governo recua e decide revogar norma sobre PIX

Governo editará MP que proíbe diferenciação entre Pix e dinheiro
Governo recua e decide revogar norma sobre PIX
Geral

Balaroti reinaugura lojas em Jaraguá do Sul e Florianópolis com espaços modernos e foco no cliente

Com lojas renovadas, a rede reforça seu compromisso com inovação, qualidade e atendimento de excelência
Balaroti reinaugura lojas em Jaraguá do Sul e Florianópolis com espaços modernos e foco no cliente
Economia

Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo

Volume representa melhor desempenho em 14 anos
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
Ver mais de Economia