ECONOMIA
Inadimplência das empresas cai 9,8% no 1º trimestre, diz Boa Vista SCPC
O processo de desalavancagem do setor privado segue firme, revelam dados da Boa Vista SCPC antecipados ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. No primeiro trimestre de 2019, houve retração de 9,8% nos registros de inadimplência empresarial em relação aos três primeiros meses do ano passado. Na comparação com o último trimestre de 2018, porém, houve ligeira alta de 0,1%, na série com ajuste sazonal.
Já no acumulado em 12 meses, a Boa Vista aferiu queda de 11,1% em relação ao período equivalente anterior.
De acordo com a Boa Vista, as reduções nos índices de inadimplência tiveram início no começo de 2017, porém por uma maior restrição na concessão de crédito.
"Com a gradual melhora da situação econômica, as empresas observaram aumento nas receitas, inflação menor e juros em queda, fatores que têm auxiliado a amenização dos fluxos de inadimplência", diz a entidade em nota.
Matérias Relacionadas
Economia
Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
CNC mostra que 79,5% tinham débitos a acertar em janeiro

Economia
Comércio apresenta saldo de quase 12 mil empregos formais criados em Santa Catarina em 2025
Mais da metade dessas novas contratações foi no subsetor de Comércio varejista, que apresentou saldo de 6.228 postos de trabalho.

Economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Trabalhadores devem acessar a Carteira de Trabalho Digital

Economia
WEG anuncia investimento para nova fábrica de sistemas de armazenamento de energia em Itajaí/SC
Nova unidade ampliará capacidade produtiva para até 2GWh ao ano e reforçará o posicionamento da companhia como uma empresa de soluções para transição energética
