ECONOMIA

IHS Markit detectou pelo PMI melhora nas condições econômicas em todo o País

07 Mar 2019 - 12h31Por Francisco Carlos de Assis

As condições econômicas teriam melhorado em todo o Brasil em fevereiro na comparação com janeiro, segundo o PMI Composto para o País, divulgado nesta quinta-feira, 7, pela IHS Markit. No segmento de serviços, um dos componentes do indicador, o bom desempenho foi puxado pelo número de novos pedidos.

Enquanto o indicador agregado passou de 52,3 pontos em janeiro para 52,6 pontos no mês passado, o segmento de serviços aumentou de 52 pontos em janeiro para 52,2 pontos em fevereiro, consolidando-se no melhor resultado em um ano. Na esteira deste movimento, as empresas contrataram. Mas o nível de contratações foi apenas o segundo maior em quatro meses.

Segundo os empresários que participaram da pesquisa, o aumento na atividade na passagem de janeiro para fevereiro resultou da demanda subjacente mais forte, da confiança no novo governo e da expectativa em relação à conquista de novos clientes.

O volume de novos negócios foi o maior desde janeiro de 2013, com desempenhos robustos das vendas, Informação e Comunicação, Finanças e Seguros e Serviços Imobiliários e Empresariais. No entanto, de acordo com eles, houve pouca ajuda do comércio internacional para o resultado do PMI Composto, com apenas um aumento marginal de novos negócios no exterior.

O sentimento empresarial na economia de serviços se fortaleceu na metade do primeiro trimestre, com cerca de 64% das empresas otimistas em relação à perspectiva para a produção nos próximos 12 meses para a produção. O grau de otimismo foi o mais elevado para os padrões históricos e o mais alto desde outubro do ano passado.

O aumento mais forte na produção do setor privado foi sustentado pelo crescimento mais rápido de novos negócios. As empresas de serviços superaram suas contrapartes de fabricação com relação à taxa de expansão nas vendas, com a retomada mais acentuada em mais de seis anos.

O PMI da Indústria subiu de 52,7 pontos em janeiro para 53,4 pontos em fevereiro. Segundo a economista da Markit, Pollyanna De Lima, como tem ocorrido desde novembro do ano passado, a indústria de manufatura foi o setor que mais contribuiu para o crescimento visto no Brasil. No entanto, a recuperação da atividade de serviços continuou a acelerar, já que as empresas experimentaram o maior aumento nas vendas por mais de seis anos.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia